25 de nov. de 2009

Dom Helder inspira debate sobre ação social desenvolvida por agentes Cáritas de todo o Brasil

Dom Helder inspira debate sobre ação social desenvolvida por agentes Cáritas de todo o Brasil

 

Mais de 250 pessoas de todo o país desembarcarão no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife/PE, no próximo dia 04 de dezembro. Elas vão participar da Assembléia Nacional 2009 da Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável e solidário. A organização aproveita o ano do centenário do seu fundador, Dom Helder Câmara, para refletir o tema "Com Dom Helder, profecia e construção do Brasil que queremos".

 

Em três dias de atividades, os agentes Cáritas pretendem avaliar os trabalhos desenvolvidos pelas 170 entidades membros da organização espalhadas por todo o país e reafirmar o compromisso de promover o poder popular, a partir dos ensinamentos de D. Helder.  Os debates que ocorrerão na Assembléia serão inspirados no carisma do ex-arcebispo de Olinda e Recife, que sempre provocou a sociedade e a própria Igreja a assumir uma postura de combate à fome, às desigualdades e a favor dos direitos humanos e de um Brasil com Justiça e Paz.

 

O presidente da Cáritas Brasileira, Dom Demétrio Valentini, explica que o fato do local escolhido para esse evento ser dentro da Arquidiocese de Olinda e Recife não é algo aleatório. Essa escolha sinaliza a intenção da Assembléia que é de abordar a importância da herança de D. Helder, não só para a Igreja, mas para o povo brasileiro, e para a humanidade inteira que sente, cada vez mais, a necessidade de pessoas como ele. "Comprova-se o que sentenciou Paulo VI, quando afirmou que a humanidade hoje tem mais necessidade de testemunhas do que de mestres. Vamos refletir a caminhada da Cáritas à luz do testemunho de D. Helder", destaca.

 

Durante o evento, os regionais da Cáritas farão exposições em tendas, que representarão os biomas brasileiros, de denúncias do modelo de desenvolvimento insustentável proposto pelo neoliberalismo, mas também farão o anúncio de alternativas experienciadas no país pelos movimentos sociais e pela Igreja, a partir das bases.

 

No último dia (06/12), haverá uma missa, aberta ao público, na Igreja da Sé, em Olinda, local onde Dom Helder está enterrado. A celebração acontecerá às16h.

 

A  Diocese de Caxias participará pela primeira vez da Assembléia Nacional, através da participação da Ir. Brenda.

 

A Cáritas Brasileira (CB), fundada em 1956, é uma organização que faz parte da Rede Caritas Internacionalis, uma rede de atuação social da Igreja Católica, presente em 200 países e territórios. Seus agentes trabalham de norte a sul do país junto aos excluídos e excluídas, muitas vezes, em parceria com outras instituições e movimentos sociais. Atualmente, a CB tem quatro diretrizes institucionais: defesa e promoção de direitos;  incidência e controle social de políticas públicas; construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável; fortalecimento da Rede Cáritas.

 

Serviço: Assembléia Nacional 2009 da Cáritas Brasileira

Tema: "Com Dom Helder, profecia e construção do Brasil que queremos".

Data: 04 a 06 de Dezembro de 2009

Local: Centro de Treinamento Mariápolis - Igarassu – PE

 
CÁRITAS DIOCESANA
     CAXIAS DO SUL
 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

17 de nov. de 2009

9ª. etapa da Escola Fé, Política e Trabalho

O que é uma sociedade sustentável?

É possível um projeto de uma sociedade sem empobrecidos e excluídos?

 

Estas e outras questões serão discutidas no próximo final de semana, nos dias 21 e 22 de novembro de 2009, quando acontece a 9ª. etapa da Escola Fé, Política e Trabalho. Esta escola é uma iniciativa da Diocese de Caxias do Sul, através da Cáritas, com a parceria do Instituto Humanitas-Unisinos. O tema desta etapa será: Sociedade Sustentável e fundamento ético de uma consciência planetária e Projeto de uma sociedade sem empobrecidos e excluídos.

 

Programação:

Conteúdo 1: Conceito de desenvolvimento. Redefinição de uma necessidade básica. Dimensão espiritual da ecologia.

Assessoria: Prof. Dr Aloísio Ruscheinsky - Unisinos

Objetivo específico: Refletir e formular proposições para um projeto sustentável e democrático repensando nossa visão de desenvolvimento, re-avaliando as necessidades básicas, reposicionando-nos frente as nossas responsabilidades, fornecendo elementos para a dimensão espiritual da ecologia.

Horário: Dia 21/11/09 (das 9hs00min às 21hs30min) conferir na pauta os intervalos e a devida programação.

 

Conteúdo 2: Bíblia: Projeto de uma sociedade sem empobrecidos e excluídos

Assessoria: Prof. Dr. Pedro Kramer – ESTEF

Objetivo específico: Proporcionar um processo de estudo e reflexão sobre a Sagrada Escritura, favorecendo para que a  realidade seja compreendida com critérios e valores cristãos e favoreçam uma ação ética e evangélica no campo político, social, econômico, cultural e religioso.

Horário: Dia 22/11/09 das 08h30min até às 12hs15min.

Já estão abertas as inscrições para a 7ª edição da Escola Fé, Política e Trabalho, em 2010

Estamos indo para a sétima edição desta escola. As inscrições já estão abertas. Os panfletos podem ser solicitados pelo telefone 54-3211-5032, pelo endereço eletrônico: caritascaxias@yahoo.com.br ou pelo acesso ao site no site http://www.diocesedecaxias.org.br ou www.caritascaxias.blogspot.com

 

 

 "Estamos construindo o inédito viável"

(Paulo Freire)

 

CÁRITAS DIOCESANA
     CAXIAS DO SUL
 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes