12 de abr. de 2011

Segunda etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2011

Acontece nos dias 16 e 17 de abril de 2011, a 2ª etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho.


Esta escola coordenada pela Cáritas da Diocese de Caxias do Sul acontece em parceria com o Instituto Humanitas – Unisinos e é destinada à lideranças comunitárias, sociais, políticas e sindicais; agentes de pastoral, professores, funcionários públicos, vereadores, estudantes, lideranças de organizações populares...


Os temas a serem abordados, nesta etapa, serão: Visão histórica dos projetos de nação do Brasil, a partir 1930, com a assessoria da Profa. Dra. Eloísa Capovilla da Luz Ramos, da Unisinos e um segundo tema: A evolução do pensamento econômico e sua influência na globalização atual, com a assessoria do Prof. Ms. Gilberto Antônio Faggion, da Unisinos.


A escola tem como objetivo “Contribuir para a formação e articulação de lideranças nos vários âmbitos de atuação da realidade, gestando a criação de uma mentalidade nova, mais de acordo com o Ensino Social da Igreja, que permita um sentir e agir cristão comprometido e responsável pela construção de uma sociedade solidária”.


Objetivos específicos desta etapa
a. Estudar a história da formação econômica, política e social da sociedade brasileira a partir de 1930; a Era Vargas, JK, Ditadura/Golpe militar e Nova República;
b. Analisar a estrutura e o modelo da sociedade atual situando-se no tempo, espaço e nas grandes questões que movimentam a nossa história globalmente e localmente.
c. Destacar a relação da igreja com este projetos (no momento da mística).
d. Analisar o pensamento econômico vigente, principais características das mudanças; a crise financeira desencadeada a partir de setembro de 2008 e a evolução do pensamento econômico e sua influência na globalização atual.
Nestes oito anos de caminhada desta escola, tivemos o desafio de que para construir uma sociedade solidária exige repensar mais radicalmente a “doutrina social” e desenvolver a reflexão ética acerca das novas questões políticas e sociais, muito diferentes da “questão operária” no final do século do século XIX e bem mais complexas que ela. A própria condição da sociedade e da cultura atuais nos impõe contínua atualização da nossa reflexão e permanente busca de respostas adequadas aos novos desafios.
São 10 etapas durante os meses de março a dezembro, sempre no terceiro final de cada mês, totalizando 170 horas/aulas, com certificado da UNISINOS para quem atinge 75% de freqüência.


HORÁRIO: A Escola inicia as atividades de cada etapa às 8h30min do primeiro dia, sábado, e finaliza às 14 horas do último dia, domingo.


LOCAL:
Centro Diocesano de Formação Pastoral
Rua Emílio Ataliba Finger, 685, bairro Colina Sorriso
95032-470 - CAXIAS DO SUL – RS
Telefone: (54) 3211-5032 – E-mail: caritascaxias@yahoo.com.br  
Maiores informações podem ser solicitados pelo telefone 54-3211-5032, pelo endereço eletrônico: caritascaxias@yahoo.com.br ou pelo acesso ao site http://www.diocesedecaxias.org.br ou http://www.fepoliticaetrabalho.blogspot.com/


Pe. Gilnei Fronza
Coordenação da Cáritas

1 de abr. de 2011

Filha da Anistia > em Porto Alegre

CARAVANA 2011

A Caros Amigos Cia de Teatro, da Cooperativa Paulista de Teatro, realizará apresentações do espetáculo “Filha da Anistia”, em parceria com o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, a partir de março de 2011 em seis capitais: Fortaleza/CE, Recife/PE, Porto Alegre/ RS, Rio de Janeiro/RJ, Teresina/PI, e Brasília/DF.

Todas as apresentações serão gratuitas e seguidas de debate com militantes políticos locais com curadoria do Núcleo de Preservação da Memória Política. Não percam!!!


PORTO ALEGRE/RS

Dia 07 de abril, quarta feira, 20h.
Dia 08 de abril, quinta feira, 16h e 20h.
Dia 09 de abril, sexta feira, 16h e 20h.

Local:
Teatro de Arena. (110 lugares)
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 835 – Centro -  Porto Alegre/RS.

Informações bilheteria: (51) 3226-0242

Apoio:
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Teatro de Arena

SINOPSE

"Filha da Anistia" conta a história de uma jovem que parte em busca do pai que nunca conhecera e acaba descobrindo um passado de mentiras e omissões, forjado durante os anos de chumbo no Brasil.

Clara é uma advogada que procura refazer sua história e esclarecer seu passado, sem imaginar que a sua vida seria radicalmente transformada nessa trajetória. Todas as suas certezas caem por terra diante das descobertas sobre seu passado familiar e sobre um período da história de nosso país que poucos conhecem - e que a maioria prefere esquecer. Para ela, isso não será mais possível. "Filha da Anistia" provoca no espectador a reflexão sobre esse período, usando como metáfora os desencontros de uma família despedaçada pela ditadura. 

“Fatos terríveis ainda me constrangem e não consigo disfarçar a ira;
não poderei silenciar jamais diante desta enorme desventura.
Pode-se ponderar no desespero?
É justo negligenciar os mortos?
Entre que homens se procede assim?”
Electra – Eurípedes