20 de out. de 2012

Escola Fé, Política e Trabalho

Hoje, 20 de outubro, teve início mais uma etapa do curso da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2012. A oitava etapa, que acontece no Centro Diocese de Formação Pastoral, acontece até as 14h de domingo (21 de outubro). Confira a temática.

Bioética. Fundamentos da dignidade humana.
Os critérios éticos que fundamentam a reverência à vida, o cuidado e a responsabilidade pelo Outro. A consciência crítica frente aos avanços da tecnociência, da biotecnologia, do biopoder, da nanotecnologia e da saúde pública. 
Prof. Dr. José Roque Junges – Unisinos

Projeto de uma sociedade sem exclusão a partir da prática de Jesus Cristo.
A partir de leituras e comentários vindos do
livro do Deuteronômio que traz o sonho de uma sociedade sem pobres, através da construção de uma comunidade igualitária e fraterna. Como este livro pretendia proteger as pessoas? Até que ponto as leis litúrgicas de Israel ajudaram as leis socioeconômicas a buscarem esta comunidade igualitária? Podemos utilizar este livro para entendermos a sociedade e transformá-la? Segundo o professor Dr. Pedro Kramer que nos ajudará nesta reflexão “a proposta de uma sociedade sem empobrecidos e excluídos se encaixa muito bem nos meus sonhos e cita um trecho: É verdade que em teu Reino não haverá nenhum pobre, porque Iahweh vai abençoar-te na terra que Iahweh teu Deus te dará, para que possuas como herança (Dt 15,4)".
Prof. Dr. Pedro Kramer – FAPAS - Faculdade Palotina de Santa Maria

17 de out. de 2012

Semana da Alimentação





A Cáritas Caxias está participando, através do CONSEA – Conselho de Segurança Alimentar e nutricional de Caxias do Sul, da programação e execução da programação da Semana da Alimentação, de 11 a 18 de Outubro

Dentre as atividades comemorativas da semana se destaca: Apresentação do Relógio do Corpo Humano; Distribuição ao público de mudas condimentares para substituir o sal de cozinha nos alimentos; palestra sobre Cooperativas Familiares Agrícolas; distribuição de material informativo e avaliação nutricional – Mesa Brasil. Há também uma ação junto a cada uma das cozinhas e hortas comunitárias, onde é apresentado um comparativo entre os 5 melhores e piores alimentos, benefícios e maléficos ao nosso organismo,como e pelo que substituí-los. Da mesma forma, a programação inclui o demonstrativo da quantidade de água necessária para neutralizar o efeito ácido ou nocivo dos alimentos que consumimos.

É interessante e gratificante sentir o interesse do público.

Uma ação pela Vida



Em Caxias do Sul, um trágico acontecimento, ocorrido no dia 23 de Setembro de 2012, em que quatro adolescentes jogaram gasolina e atearam fogo em Carlos Miguel dos Santos, um catador de papel, levando-o à morte, desencadeou uma ação pela vida e pela paz, destinada a ter continuidade. O catador era conhecido como homem bom e feliz, e trabalhava acompanhado por dois cães. Estes cultivam a fidelidade a seu dono, permanecendo junto à carrocinha dele. Mas precisavam ser acolhidos por alguém. Quem o fez foi a Casa Paroquial Santa Catarina. 


O gesto do Pároco, Pe. Renato Arioti sensibilizou. Diante disso, com o apoio da Cáritas Diocesana, para preservar a memória da vida queimada, dar visibilidade e desencadear ou fortalecer um trabalho humanitário e de cidadania junto aos catadores, foi realizado um ato celebrativo, rico de simbolismo. Contou com a participação de cerca de 500 pessoas, dentre as quais o Bispo Emérito D. Paulo Moretto, o prefeito eleito Alceu Barbosa Velho, o prefeito eleito de Porto Alegre, José Fortunati e esposa e outras autoridades.


Muitos levaram seus animais de estimação para serem abençoados, ao lado dos adotados. A solidariedade para diminuir a vala social entre ricos e pobres em nossa cidade e humanizá-la mais, foi vivida por uma caminhada atrás da carrocinha deixada pelo catador e agora puxada pelas autoridades civis e religiosas locais.