30 de nov. de 2015

Termina a 41ª Assembleia Estadual com a divulgação dos eleitos para o próximo quadriênio

29 de novembro de 2015
3 diaa 15
A continuidade da 41ª Assembleia Estadual da Caritas RS, nesta última quinta e sexta-feira (26 e 26/11) foram marcadas por diversas participações especiais, compartilhamento de experiências entre as arquidioceses do Rio Grande do Sul e momentos de cultura, interação e espiritualidade. Ao final, foram apresentados os resultados do processo eleitoral que este ano elegeu o Secretário e Conselho Regional do Estado (veja quadro ao final da matéria com resultados).
O segundo dia de evento (quinta-feira) começou com painéis de análise geral sobre o momento que estamos vivendo atualmente: o primeiro palestrante foi Cesar Goes, professor da UNISC, falando sobre Cenários da conjuntura que desafiam a concretização da missão da Cáritas; em seguida houve a participação da Irmã Ana Formoso que falou sobre Aspectos bíblico-teológicos que fundamentam a gestão a serviço da vida e solidariedade.
Após, Márcia Silva, que já vem acompanhando com o trabalho da Entidade ao longo do ano, contribuiu com sua assessoria. A partir das vivências propostas pelo Projeto Transição durante o ano de 2015 ela tratou da temática de realinhamento estratégico para a garantia de sustentabilidade institucional. Também foram compartilhadas com o grande grupo, as experiências das próprias (arqui)dioceses sobre o trabalho em suas regiões de ação. A noite fechou com uma bela noite cultural com apresentação de um grupo de jovens músicos  do Colégio Medianeira do município de Candelária, escola mantida pela Cáritas de Santa Cruz (ASDISC). Comemorou-se também o Dia de Ação de Graças.
Na sexta-feira (27/11) o evento começou com apresentação de um levantamento sobre o perfil dos voluntários da rede estadual da Cáritas RS. Para isso, contou-se com a participação de um grupo de acadêmicas da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). “A partir do esboço, vamos trabalhar para construir processos de formação dentro da rede e, assim, incentivar ainda mais o trabalho do voluntariado”, diz Marinês Besson sobre a atividade. Marlene Maia, também da Unisinos, finalizou o período de trabalhos pela manhã falando para o grande grupo sobre os modelos de gestão, suas características e (des)vantagens.
No período da tarde, ocorreu apresentação do quadro consolidado de avaliação das Cáritas (arqui)diocesanas do Estado sobre a gestão 2012-2015 seguido do fechamento do processo eleitoral (ver quadro Processo Eleitoral). Após, Luiz Cláudio Mandela da Cáritas Brasileira apresentou material sobre a Assembleia Nacional que aconteceu no início deste mês em Brasília, DF. Na sequência a equipe de mobilização de recursos e comunicação da Cáritas Regional apresentou resultados da última Campanha realizada em Solidariedade ao Povo Gaúcho em conjunto com a Rede Permanente de Solidariedade (RPS) que apoiou ações da Cáritas de ajuda humanitária em diversas regiões do Estado. Também foi apresentada às (arqui)dioceses presentes a próxima campanha organizada pelo Regional no #DiaDeDoar, 1º de dezembro.
A finalização se deu com a apresentação dos resultados do processo eleitoral deste ano (ver quadro abaixo) e com a celebração Eucarística em Ação de Graças pela vida de Rede Cáritas RS no Estado.
Processo Eleitoral
A votação aconteceu para definir o cargo de Secretário e o Conselho Regional da Instituição para o próximo quadriênio. Para o secretariado regional, Marinês Besson foi reeleita.  Os conselheiros eleitos foram Ir.Darci Zacaron da Cáritas de Erexim e Maurício Queiroz da Cáritas de Santa Cruz do Sul; Franciel Bachi da Cáritas Passo Fundo e Solange Guerra da Cáritas de Caxias do Sul foram eleitos suplentes.


16 de nov. de 2015


AGENDA CÁRITAS PARA NOVEMBRO 2015


1 - ASSEMBLEIA CÁRITAS
DATA: 19 DE NOVEMBRO DE 2015 (QUINTA-FEIRA)
LOCAL: CENTRO DE PASTORAL
HORÁRIO: 19:30 ÀS 21:30hs
PAUTA : MÍSTICA
                 OBJETIVOS E FUNCIONAMENTO DA CÁRITAS
                  PRESTAÇÃO DE CONTAS
                  INDICAÇÃO DE NOMES PARA COMPOR DIRETORIA
                  AVALIAÇÃO DO ANO 2015


2 – BINGO DAS PASTORAIS SOCIAIS
DATA: 20 DE NOVEMBRO DE 2015 (SEXTA-FEIRA)
LOCAL: SALÃO DA IGREJA SANTA CATARINA
HORÁRIO: 19:30 ÀS 22:30hs
“VENHA BRINCAR E PARTICIPAR CONOSCO”


3 – SEMINÁRIO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
       ECUMÊNICA DE 2016       
TEMA: SANEAMENTO BÁSICO E INJUSTIÇAS SOCIAIS
 DATA: 24 DE NOVEMBRO (TERÇA-FEIRA)
 LOCAL: CENTRO DE PASTORAL
 HORÁRIO: 08:30 ÀS 17:00 hs
 “ CADA PARTICIPANTE AJUDA COM O QUE PUDER PARA AJUDAR NAS DESPESAS DOS LANCHES DA MANHÃ E DA TARDE E DO ALMOÇO”.
      


             “SOMOS CÁRITAS, SOMOS SOLIDARIEDADE”       


12 de nov. de 2015