30 de jul. de 2015

Fundo de Solidariedade (FDS)

Prestação de contas de julho de 2014 a julho de 2015.




TRANSPARÊNCIA

A Cáritas Diocesana de Caxias do Sul é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. Ontem Solange De Moraes Guerra secretária da Cáritas, e Juliano Cechinato, Tesoureiro, passamos a tarde, analisando os Projetos e os Recursos repassados as Entidades e Pastorais Sociais da Diocese, no intuito de clareza dos investimentos dos recursos.

20 de jul. de 2015

1º Encontro de Formação para Agentes Sociais - CNBB3 - 3ª etapa (17 a 19 de julho 2015) POA - RS

Esta formação teve seu início em outubro de 2014 com a 1ª etapa, A 2ª etapa ocorreu em maio e no final de semana passado vivenciamos a 3ª etapa que tratou do tema: Planejamento, Monitoramento e Avaliação, com assessoria do Professor Luis Stephanou. Tratamos da Pastoral de Conjunto e tivemos como desafio listar nossas prioridades e encontrar fios que unam nossas atividades, como pastorais. Esta capacitação tem como objetivo maior rearticular todas as pastorais de nosso estado, ampliando nosso trabalho em rede, com a busca de novas parcerias e reafirmação das parcerias já existentes. A Diocese de Caxias do Sul conta com sete inscritos, porém participaram desta etapa, apenas 03 integrantes, que são:
Solange de Moraes Guerra - Secretária da Cáritas Diocesana de Caxias do Sul
Luciane Dequigiovanne - Coordenação da Escola de Fé, Política e Trabalho
Sidirlei Belan da Silva - Aluna da EFFPT
Os demais não estiveram presentes, devido a motivos de doença, viagem e acúmulo de eventos na mesma data.

Encontro de Formação: 2ª Etapa - MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

Durante o ano de 2015, a Cáritas Regional, em parceria com a Misereor (ONG alemã), está oferecendo uma capacitação em 04 etapas a todas as caritas do estado do RS. Para atender a todo o estado, a Cáritas Regional optou por respeitar a divisão por interdiocesanos. A Cáritas Diocesana de Caxias do Sul, faz parte do Interdiocesano Leste, e como tal está participando desta formação, com 06 integrantes, sendo que nesta segunda etapa contamos com um integrante a mais. Todos os encontros estão acontecendo, no Centro de Formação Diocesana de Caxias do Sul, por opção do próprio grupo. Do nosso interdiocesano, temos participantes de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Montenegro e Estância Velha. A primeira etapa ocorreu em maio. Nesta segunda etapa tratamos da Mobilização de Recursos, e nossa assessora para todas as etapas é Marcia Silva. A Caritas Diocesana de Caxias do Sul, conta com os seguintes participantes:
Padre Adilson Zílio - Coordenador de Pastoral de nossa diocese
Solange de Moraes Guerra - Secretária da Cáritas Diocesana de Caxias do Sul
Doracélia Mello dos Santos - Coordenadora da Pastoral da Criança
Cecília Coradim - Pastoral da Criança
Lúcia Maria Rombaldi - Pastoral da Criança
Maria Isabel Antoniazzi - Pastoral da Pessoa Idosa
Juliano Cechinato - Contador da Cáritas Diocesana de Caxias do Sul

O EVENTO OCORREU DE 15 A 17 DE JULHO DE 2015.

11ª Feira de EcoSol (FEIRA LATINO AMERICANA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA) e 22ª FEICOOP (FEIRA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO)

Organizamos um grupo formado de 22 pessoas, representando diferentes entidades, mas de uma forma ou outra ligados a Escola de Formação de Fé, Política e Trabalho, e fomos visitar o evento em Santa Maria. Saímos na madrugada de sábado, aqui de Caxias do Sul e retornamos na madrugada de domingo. Passamos o dia na feira, conversando, conhecendo, reafirmando velhas parcerias e estabelecendo novas, o que nos permite expandir nossa rede de atuação. Também participamos de oficinas, assistimos ao desfile de uma das empresas expositoras, e a premiação aos vencedores de Boas Práticas de Economia Solidária. Outro mundo é possível, a partir de um novo olhar e um novo jeito de fazer economia. O evento ocorreu de 10 a 12 de julho de 2015.