29 de abr. de 2009

2ª Etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho

Sábado de sol forte e fim de semana com feriado prolongado, mesmo assim mais de 110 pessoas participaram da segunda etapa desta 6ª edição da Escola de Fé, Política e Trabalho de nossa Diocese.


A História não é apenas datas, números e nomes que servirão para serem usadas no batismo de ruas e monumentos. Com essa afirmação da assessora profa.Dra. Eloísa Capovilla da Luz Ramos da Unisinos iniciamos esta etapa que tinha como tema “Visão histórica dos projetos de nação do Brasil a partir de 1930”.

Escolheu-se começar a história do Brasil em 1930 por que com a chegada ao poder de Getúlio Vargas surge um novo marco de desenvolvimento para o país. Surge de fato um projeto de nação para o Brasil baseado não mais na questão agropastoril, na chamada política café com leite, simbolizada pelo eixo São Paulo - Minas Gerais, que além de acordos para eleições de presidentes caracterizava a economia do país. Surge em novo projeto, uma visão de economia industrial capaz de gerar empregos fora do campo, fazer surgir a Petrobras, Companhia Siderúrgica Nacional, construir Brasília trazer montadoras de automóveis para o Brasil e criar leis trabalhistas entre outras.

Fomos passando a história do Brasil, fatos marcantes, figuras que marcaram o cenário nacional, nossos presidentes, o lado mais sombrio que foi a ditadura militar, políticos influentes, as ações tomadas e as influências destas na música, na educação, nas leis, na economia nos rumos que foram dados ao país. À medida que fomos relembrando ou conhecendo estes fatos fica com certeza mais fácil compreender as situações vividas hoje e estabelecermos parâmetros de avaliação.


Tivemos também nesta etapa a presença do padre Antônio Aparecido Alves, Pe. Toninho, de São José dos Campos que escolheu as escolas de fé e política do Brasil ligadas à Dioceses, para sua tese de doutorado e a nossa escola foi uma das treze escolhidas pelo padre para seu estudo.

Outro fato que marcou a escola nesta etapa foi a presença de uma equipe de jornalismo da Cáritas do Rio Grande do Sul que veio conhecer a escola e fazer umas tomadas e entrevistas que serão usados num filme institucional da Cáritas RS.
A próxima etapa acontece nos dias 16 e 17 de maio e os temas são: Da alienação à conscientização para uma prática transformadora da realidade com a assessoria do prof. Dr. Pedrinho Guareschi da PUC-RS e Bíblia: Projeto de uma sociedade sem exclusão com o prof. Dr. Pedro Kramer da ESTEF.

José Somensi (Zeca)
P/ Coordenação da Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário