21 de set. de 2009

Escola de Fé, Política e Trabalho 19 e 20 de Setembro de 2009 - Sétima Etapa

A política como sendo a mais nobre das vocações porque se coloca a serviço da felicidade dos moradores e como vocação não poderia ser feita de forma profissional visto que se torna vil e acaba criando este sentimento de desencanto que estamos presenciando hoje na vida política do país.

A partir da reflexão acima vinda de um artigo do escritor Rubem Alves (Sobre política e jardinagem) é que iniciamos a 7ª etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho em seu 6º ano, promoção da Cáritas Caxias e o Instituto Humanitas Unisinos (IHU). O tema proposto para esta etapa foi 'Projetos políticos para o Brasil e o nivelamento programático dos partidos políticos' que contou com a assessoria do Prof. Dr. César Sanson – Cepat – Centro de estudos, pesquisa e apoio aos trabalhadores – Curitiba - PR.

Fazendo o resgate importante dos partidos políticos e da história política do país a partir da década de 1950 e estudando os principais partidos políticos que temos no cenário político nacional fomos compreendendo melhor o caldo político que estamos vivenciando, os embates a partir das ideologias que identificam os partidos de hoje e constatamos que, de fato, as ações dos principais partidos brasileiros caminham de forma muito parecida o que demonstra este nivelamento programático levantado pelo tema. Algumas poucas posições sobre soberania e participação do Estado na vida econômica e social do país são o que os diferencia, bem como o comportamento ambíguo que alguns partidos têm nas diversas regiões do país coligando com alguns partidos em certos estados e sendo inimigo feroz em outros.

Durante o encontro fez-se também uma análise de imagináveis desdobramentos políticos partidários tendo em vista a eleição para a Presidência da República e quais as possíveis candidaturas para o pleito e suas implicações nas decisões de coligações nos estados.


No domingo foi realizado um estudo profundo sobre o 'Projeto Popular para o Brasil', também conhecido como 'A Consulta Popular', que nasceu em uma reunião plenária realizada em dezembro de 1997, em Itaici (SP), onde estiveram presentes aproximadamente 400 militantes de movimentos sociais da cidade e do campo, praticamente de todo o Brasil. O grupo se reuniu a partir da necessidade de se pensar um projeto para o Brasil, uma vez que partidos populares cada vez mais se institucionalizavam e abandonavam a perspectiva do debate sobre os rumos do Brasil. Na origem da Consulta Popular se encontra a 2ª Semana Social Brasileira a partir do tema 'Brasil. Alternativas e Protagonistas', que também ficou conhecida como 'O Brasil que queremos'.

A próxima etapa acontece nos dias 17 e 18 de Outubro de 2009 e o tema proposto é Dignidade humana, bioética e biotecnologia com o Prof. Dr. José Roque Junges – Unisinos e A busca de um projeto ético mundial, planetário com frei Prof.Dr. Luiz Carlos Susin - PUCRS.

Zeca Somensi

P/ Equipe da Escola Fé e Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário