25 de nov. de 2009

Dom Helder inspira debate sobre ação social desenvolvida por agentes Cáritas de todo o Brasil

Dom Helder inspira debate sobre ação social desenvolvida por agentes Cáritas de todo o Brasil

 

Mais de 250 pessoas de todo o país desembarcarão no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife/PE, no próximo dia 04 de dezembro. Elas vão participar da Assembléia Nacional 2009 da Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável e solidário. A organização aproveita o ano do centenário do seu fundador, Dom Helder Câmara, para refletir o tema "Com Dom Helder, profecia e construção do Brasil que queremos".

 

Em três dias de atividades, os agentes Cáritas pretendem avaliar os trabalhos desenvolvidos pelas 170 entidades membros da organização espalhadas por todo o país e reafirmar o compromisso de promover o poder popular, a partir dos ensinamentos de D. Helder.  Os debates que ocorrerão na Assembléia serão inspirados no carisma do ex-arcebispo de Olinda e Recife, que sempre provocou a sociedade e a própria Igreja a assumir uma postura de combate à fome, às desigualdades e a favor dos direitos humanos e de um Brasil com Justiça e Paz.

 

O presidente da Cáritas Brasileira, Dom Demétrio Valentini, explica que o fato do local escolhido para esse evento ser dentro da Arquidiocese de Olinda e Recife não é algo aleatório. Essa escolha sinaliza a intenção da Assembléia que é de abordar a importância da herança de D. Helder, não só para a Igreja, mas para o povo brasileiro, e para a humanidade inteira que sente, cada vez mais, a necessidade de pessoas como ele. "Comprova-se o que sentenciou Paulo VI, quando afirmou que a humanidade hoje tem mais necessidade de testemunhas do que de mestres. Vamos refletir a caminhada da Cáritas à luz do testemunho de D. Helder", destaca.

 

Durante o evento, os regionais da Cáritas farão exposições em tendas, que representarão os biomas brasileiros, de denúncias do modelo de desenvolvimento insustentável proposto pelo neoliberalismo, mas também farão o anúncio de alternativas experienciadas no país pelos movimentos sociais e pela Igreja, a partir das bases.

 

No último dia (06/12), haverá uma missa, aberta ao público, na Igreja da Sé, em Olinda, local onde Dom Helder está enterrado. A celebração acontecerá às16h.

 

A  Diocese de Caxias participará pela primeira vez da Assembléia Nacional, através da participação da Ir. Brenda.

 

A Cáritas Brasileira (CB), fundada em 1956, é uma organização que faz parte da Rede Caritas Internacionalis, uma rede de atuação social da Igreja Católica, presente em 200 países e territórios. Seus agentes trabalham de norte a sul do país junto aos excluídos e excluídas, muitas vezes, em parceria com outras instituições e movimentos sociais. Atualmente, a CB tem quatro diretrizes institucionais: defesa e promoção de direitos;  incidência e controle social de políticas públicas; construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável; fortalecimento da Rede Cáritas.

 

Serviço: Assembléia Nacional 2009 da Cáritas Brasileira

Tema: "Com Dom Helder, profecia e construção do Brasil que queremos".

Data: 04 a 06 de Dezembro de 2009

Local: Centro de Treinamento Mariápolis - Igarassu – PE

 
CÁRITAS DIOCESANA
     CAXIAS DO SUL
 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário