19 de jul. de 2010

Escola de Fé, Política e Trabalho – 5ª Etapa

Apesar do frio anunciado e acontecido tivemos presença maciça dos alunos nesta 5ª etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho que aconteceu nos dias 17 e 18 de Julho no Centro Diocesano de Formação Pastoral. A Escola é uma realização da Cáritas de Caxias do Sul tendo como parceiro o Instituto Humanitas Unisinos (IHU) com o apoio da Diocese de Caxias do Sul.

Nesta etapa continuamos abordando a questão trabalho e o tema foi: 'A crise contemporânea e as metamorfoses no mundo do trabalho' com a assessoria do professor Dr. André LangerCEPAT (Centro de Pesquisa e Apoio aos trabalhadores) Curitiba – PR.

O filme realizado no século passado, "Tempos Modernos" (1936) de Charles Chaplin, não só com a clássica passagem do trabalhador na esteira com o seu trabalho repetitivo, mas todo o filme e suas mensagens ainda atuais foi o pano de fundo para entendermos e avaliarmos as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho da Revolução Industrial com o surgimento do Estado e suas leis até os dias de hoje com a grande Revolução Tecnológica com a informática, as novas técnicas de produção que encurtam e até eliminam a noção de tempo-espaço, a robótica, a globalização da informação e também dos mecanismos de poder e as finanças que hoje determinam os movimentos da economia onde uma oscilação na Bolsa de valores pode determinar o fechamento de uma empresa e abalar as estruturas de um país.

Ao mesmo tempo percebemos que a evolução não serviu para trazer melhorias para toda a população porque ainda temos trabalho escravo no mundo, desemprego, leis não cumpridas e até mudadas de forma ilegal. A voracidade com que se ditava o ritmo de trabalho na esteira onde Chaplin trabalhava continua presente nesta nossa época na vida de muito trabalhador (a) com uma roupagem diferente, com uma lubrificada aqui e ali.

Realizamos também no dia 17 à noite uma confraternização onde os alunos puderam se conhecer melhor, se divertir com brincadeiras, piadas e música.


A próxima etapa acontece nos dias 21 e 22 de agosto com o tema 'A economia solidária como alternativa à globalização econômica' com a assessoria da professora MS Vera Regina Schmitz – Unisinos e 'Projeto de uma sociedade sem exclusão' com o professor Dr. Pedro Kramer – ESTEF (Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário