Foi durante o final de semana (18 e 19) véspera do feriado de 20 de setembro que aconteceu no Centro Diocesano de Formação Pastoral a sétima etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho (sétima edição). Atividade coordenada pela Cáritas Diocesana de Caxias do Sul com o apoio do Instituto Humanitas Unisinos IHU.
O tema desta etapa foi 'Projetos políticos para o Brasil e o nivelamento programático dos partidos políticos' e contou com a assessoria do professor Dr. César Sanson CEPAT Centro de Estudos, Pesquisa e Apoio ao Trabalhador Curitiba PR.
A provocação inicial começou com o conhecido poema de Bertoltd Brecht - O Analfabeto Político, onde fomos convidados e refletir sobre a visão que temos hoje sobre a política, principalmente sobre a política partidária e em seguida a reflexão foi sobre o texto do escritor Rubem Alves - Sobre Política e Jardinagem - em que o autor afirma que 'de todas as vocações a política é a mais nobre' e 'de todas as profissões, a política é a mais vil' onde o autor coloca a necessidade de exercermos o nosso papel de agente político atendendo uma vocação capaz de realizar ações em favor do coletivo e não para atender desejos particulares (o meu jardim) e que a política não pode ser igual para todos, mas capaz de melhorar a condição de vida dos mais necessitados, com transparência, poder de argumentação e coragem desta forma evitando a corrupção ou minimizando ao máximo a sua presença.
Hoje no Brasil, segundo César Sanson temos basicamente dois partidos fortes (PT e PSDB) que vem monopolizando as eleições nos últimos 15 anos e que pouco os difere em temos programáticos e vários partidos periféricos sem muita consistência ideológica, alguns com alguma força apenas regional. Esta constatação faz com que a democracia ainda muita nova vivida pelo Brasil torne-se apenas uma democracia representativa e que não traz muita perspectiva de mudanças e que só com a participação maior dos movimentos sociais, entidades e organizações fará com que através de uma democracia participativa teremos conquistado uma democracia plena e construiremos a nossa história e atendida de fato às reivindicações da população.
A próxima etapa acontece nos dias 16 e 17 de Outubro com dois temas: 'Dignidade humana, bioética e biotecnologia. Atuação frente aos avanços da ciência e a necessidade de respeitar critérios éticos de prioridade à vida' com o assessor professor Dr. José Roque Junges Unisinos e 'Bíblia: Projeto de uma sociedade sem exclusão' com o assessor professor Dr. Pedro Kramer - Estef
Nenhum comentário:
Postar um comentário