10 de jan. de 2011

127 projetos de solidariedade aprovados em 7 anos

Relatório dos projetos 2009-2010 do FUNDO DIOCESANO CÁRITAS

 

"A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar" (D. Hélder Câmara)

 

Com pouco mais de sete anos de organização e funcionamento o Fundo Diocesano Cáritas já ajudou cento e vinte e sete projetos de solidariedade e em situações de emergências. Somente em 2009 e 2010 foram destinados R$ 231.334,55 (duzentos e trinta e um mil, trezentos e trinta e quatro reais e cinquenta e cinco centavos).

 1. O que é?

É um fundo organizado em cada diocese, composto por 60% dos recursos da Coleta da Campanha da Fraternidade, realizada todo o ano, no domingo de Ramos, através dos envelopes. O Fundo Diocesano pode também recolher recursos de outras iniciativas e campanhas, desde que mantenha seus objetivos, sua finalidade.

2. Como nasceu a idéia?

A proposta partiu da Cáritas Brasileira e das Pastorais Sociais. Em 1998, a CNBB aprovou a iniciativa, durante a 36ª Assembléia, determinando que a redistribuição dos recursos da coleta da Campanha da Fraternidade, fosse 60% para apoiar projetos locais, que seria o Fundo Diocesano Cáritas. Os outros 40% constituem o Fundo Nacional de Solidariedade (Conferir o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2011, pág. 113ss). No Rio Grande do Sul houve uma reformulação em 2010, sendo que dos valores arrecadados: 40% é enviado ao Fundo Nacional de Solidariedade; 50% fica para a Diocese e 10% vai para o Regional RS.

3. Qual sua finalidade?

A finalidade do Fundo Diocesano Cáritas é apoiar projetos que combatam a exclusão social (fome, miséria, condições precárias de vida), a partir da promoção e da organização dos próprios grupos de excluídos, reforçando os laços de solidariedade entre eles e entre agentes pastorais comprometidos com a promoção humana e as transformações sociais.

Desde sua implementação, em 1999, estes fundos têm sido uma prática inovadora de ação de solidariedade no apoio aos mais diversos projetos de enfrentamento às conseqüências da exclusão social e de mobilização popular, na construção de formas de superação da fome e da miséria.

4. Como o Fundo Diocesano Cáritas está organizado na nossa Diocese?

A prática realizada possibilitava que o dinheiro arrecadado fosse destinado para o público priorizado pela Campanha da Fraternidade e quando na Diocese esta realidade não existia (ex: índios), o dinheiro foi enviado para Dioceses que realizam algum trabalho nesta área. Em 2003, foram realizadas várias reflexões no sentido de organizar o Fundo Diocesano Cáritas.

Em reunião com o Conselho Diocesano de Presbíteros, em junho de 2003, ficou decidido de que criar uma equipe responsável para esta função: Pe. Gilnei Fronza, Pe. Valdemar Pagnoncelli, Pe. Celso Ciconetto, Ricardo Rasia, João Dorlan da Silva e Ir. Maria Brendalí Costa. A primeira reunião da equipe ocorreu em 04 de agosto de 2003. A partir de 2009 o coordenador de Pastoral, Pe. Gilmar Marchesini, começou a integrar a equipe.

Constituição da equipe: Com isso se entendia que deveriam fazer parte da equipe: o Coordenador de Pastoral; um representante da Cáritas Diocesana; dois padres integrantes do Conselho de Presbíteros; dois leigos das pastorais sociais e serviços da igreja.

A equipe tem a função de administrar o fundo; animar a organização de grupos; monitorar os grupos que recebem ajuda, acompanhando a aplicação dos recursos nos projetos; incentivar a Coleta da Solidariedade. Reúnem-se cada dois meses para repartir informações e avaliar os projetos, aprovando os mesmos ou devolvendo-os para os grupos com as devidas considerações.

Também foi aberta uma conta bancária em nome da Mitra Diocesana – Fundo Diocesano Cáritas, no Banrisul, Agência 0180, Conta Corrente: 0616103303. Além dos recursos da Coleta da Solidariedade, que é expressão da partilha fraterna do povo da Diocese de Caxias do Sul, o Fundo recebe as devoluções no todo ou em parte dos recursos repassados para projetos.

Mensalmente a prestação de contas é enviada à Mitra Diocesana, onde a contabilidade está registrada desde a sua criação e anualmente é enviada prestação de contas quantitativamente e qualitativamente para a Cáritas do Rio Grande do Sul.

Destinação de recursos: Os recursos são destinados mediante apresentação de projetos, avaliados e aprovados pela Equipe do Fundo Diocesano Cáritas, conforme critérios estabelecidos. Nas comunidades, os grupos que estiverem interessados poderão apresentar projetos. Os projetos devem ser enviados para apreciação da equipe e posteriormente será analisada a possibilidade de ajuda. Há um roteiro básico para apresentação de projetos que poderá ser solicitado no endereço: caritascaxias@yahoo.com.br

Observação: A nossa Diocese optou pelo nome: Fundo Diocesano Cáritas, para não confundir com o Fundo de Solidariedade que já existia e destina ajuda para construções das comunidades, em Caxias do Sul. Nas demais dioceses o nome dado a esta equipe é Fundo de Solidariedade.

5. Número de projetos aprovados 2003-2010 

Ano

Número de Projetos

2003

05

2004

15

2005

18

2006

16

2007

22

2008

16

2009

13

2010

22

Total

127

 

Para ter acesso ao Relatório e Prestação de contas do Fundo Diocesano Cáritas 2009-2010, acesse o blog da Cáritas da Diocese de Caxias do Sul: http://www.caritascaxias.blogspot.com/

Caxias do Sul, 20 de dezembro de 2010.

 

Pe. Gilnei Fronza

P/ Coordenação da Cáritas

  

"Sou solidariedade sou Cáritas"

 


 

 

Cáritas
Caxias do Sul - RS


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário