27 de nov. de 2013

Cáritas RS realiza 40ª Assembleia Estadual em Santo Ângelo

         Com o tema “Por um mundo sem fome e sem pobreza” a cidade de Santo Ângelo/RS está acolhendo os cerca de 70 agentes das 12 Cáritas Diocesanas Arquidiocesanas organizadas no Rio Grande do Sul, para a 40ª Assembleia Estadual da entidade que acontece nos dias 25 e 26 de novembro.
A atividade que ocorre a cada dois anos é um momento de avaliação das atividades, estudo e  projeção dos próximos dois, que fecham o plano quadrienal de atividades da Cáritas Brasileira. A secretária Regional da Cáritas RS, Marinês Besson, explica que o tema escolhido para o debate que ocorre no primeiro dia de assembleia, está relacionado com a campanha da Caritas Internacional “Uma família humana sem fome sem pobreza”, assumida por toda a Rede Cáritas.
“Além do debate sobre essa temática que está diretamente ligada a nossa ação, vamos partilhar algumas experiências realizadas nas diferentes regiões do estado, no sentido da superação da fome e da pobreza. A Cáritas é uma organizações que possuí belos exemplos de como superar esse problema tão crescente no mundo. Não tratamos esse tema da fome só pelo viés da produção de alimentos,  mas num sentido mais amplo que envolve muitas outras questões como acesso a politicas públicas entre outras”, destacou. Ela ainda completou dizendo que quando se fala em pobreza, não se fala somente em ter ou não recursos financeiros e sim, de ter dignidade que é um direito de todos.
A programação dos dois dias de Assembleia contemplará também, a assessoria do Bispo referencial da Cáritas RS, Dom Canísio Klaus, que irá falar sobre o Ensino Social da Igreja e Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil. Além dos debates, o momento será de eleição para o conselho e do bispo referencial para os próximos quatro anos e a celebração da caminhada da Cáritas. “As assembleias sempre são um momento de encontro e partilha entre os agentes. Olhamos para as atividades já realizadas e alinhamos as que estão por vir. Mas também, é um momento de celebração e confraternização pelo ano que passou”, finalizou Marinês.
Participam pela Diocese de Caxias do Sul, Pe. Adilson Zílio – presidente da Cáritas Diocesana, Juliano Cechinato - Tesoureiro, Ir Antônia Brustolin - secretária executiva e Solange Guerra representando a Escola Fé Política e Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário