16 de dez. de 2015




A Diretoria Nacional da Cáritas Brasileira teve nesta segunda-feira, dia 14/12, na sede do Secretariado Nacional (SecNac), em Brasília/DF, uma reunião de transição entre a atual gestão e a nova, eleita na XX Assembleia Nacional para o próximo quadriênio. Participaram do encontro o atual presidente da Cáritas, Dom Flávio Giovenale; a vice, Anadete Gonçalves Reis; o diretor-secretário, padre Evaldo Praça Ferreira; e o diretor-tesoureiro, Aguinaldo Lima; mais os eleitos Dom João Costa, irmã Lourdes Maria Staudt Dill, Marilene Alves de Souza (Leninha) e Udelton da Paixão, na mesma ordem de cargos (os quatro estão na foto acima), além da coordenação colegiada do SecNac: Maria Cristina dos Anjos, Jaime Conrado de Oliveira e Luiz Cláudio Lopes da Silva (Mandela). Durante a reunião, que iniciou com um momento de mística envolvendo a participação de todo o SecNac (na foto abaixo), a nova Diretoria Nacional indicou Mandela como o diretor-executivo para o período 2016-2019.

Para Dom Flávio Giovanale, que é bispo da Diocese de Santarém, no Pará, a mudança da função executada na Cáritas não pode alterar o compromisso e a dedicação com o trabalho construído. “Foi eleita na assembleia uma nova presidência. Então estou deixando a presidência da Cáritas Brasileira, mas não a Cáritas. Sou Cáritas. Estava presidente, continuo Cáritas. Que Deus abençoe a nova presidência e a todo mundo que compõe esta família!, para que o amor de Deus possa se manifestar através de gestos concretos, por meio de nós”, afirmou. Ele lembrou que o Papa Francisco, em um encontro em Roma, Itália, destacou que “a Cáritas é a carícia da mãe Igreja para com os pobres”. Sendo assim, “que continuemos com esta missão belíssima nas várias funções que exercemos: o voluntariado, o trabalho nas bases ou mesmo o trabalho na presidência. A função muda, mas o espírito permanece. Vamos seguir todos e todas firmes pra frente!, que nos reencontraremos neste mundo de Deus”, apontou.

Dom João Costa, que é arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Aracaju, no Sergipe, por sua vez, considera que sua eleição como novo presidente da Cáritas constitui ”um momento de grande desafio, mas com um olhar de confiança, pois percebo o belíssimo trabalho que a Cáritas vem realizando. Olhando para essa caminhada tão exitosa, me sinto mais tranquilo. Não estamos iniciando a Cáritas agora, ela está festejando seus 60 anos em 2016. Isso é motivo de muita alegria e esperança, porque manifesta uma caminhada consolidada. Por outro lado, apoiando-se nesta história exitosa, também olhamos para o futuro com muita esperança e desejo de colaborar para que a Cáritas continue a produzir seus preciosos frutos”.

O novo presidente se reconhece confiante diante deste novo desafio. “Foi o senhor quem me chamou, e este chamado eu ouvi também através daqueles que me escolheram para esta missão. Quem me confiou esta missão não vai me deixar só. Ele continuará ao meu lado, me capacitando cada vez mais para que eu possa dar uma resposta positiva, com o apoio e a colaboração de tantos irmãos e irmãs irmanados nesta grande rede”.

Diretoria-Executiva

Para Luiz Cláudio Mandela (na foto abaixo, com Dom João e Cristina), que assume a Diretoria-Executiva Nacional após exercer a função de coordenador do Secretariado Nacional e da Cáritas Regional Nordeste 3, os cargos anteriores lhe permitiram adquirir “uma experiência de compartilhamento de gestão que trouxe uma visão importante da Rede Cáritas”. “Neste momento, em que os desafios estão colocados pela realidade vivida pelo Brasil, é fundamental que haja instituições que possam dar seu testemunho da mensagem de Cristo. A Cáritas sempre foi importante para a transformação do país, em conjunto com a CNBB”, destacou.
Segundo ele, o novo cargo representa “um compromisso a mais, na condição de referência da coordenação colegiada”, mas que será exercido com a certeza de que o SecNac possui “uma equipe formada por bons quados, que podem contribuir para uma gestão compartilhada com os secretários e secretárias regionais e com a Diretoria Nacional, de forma a reforçar a presença da coordenação no cotidiano da Cáritas, a partir de uma experiência de gestão que trabalhe a visão de rede, identifique suas necessidades e organize sua ação junto às pastorais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil”. “Precisamos ampliar o que já construímos, assumir novos desafios e fazer da Cáritas cada vez mais uma instituição dos pobres e para os pobres, como afirmou o Papa Francisco”, enfatizou Mandela.

Maria Cristina dos Anjos, que deixa a Diretoria-Executiva Nacional após um período de oito anos, considera este “um momento pessoal importante”, pois o mesmo lhe permite a percepção de que “muito se conseguiu fazer para implementar a missão da Cáritas”, processo este que terá continuidade com as novas Diretoria Nacional e coordenação colegiada do SecNac. “Saio da diretoria-executiva, mas continuo na Cáritas, contribuindo com o trabalho realizado, agora colaborando também com a Caritas Internacional, por meio do Comitê Executivo e do Conselho Representativo”, informou ela. Conforme Cristina, o Conselho Representativo é o espaço político de decisões da Caritas Internacional, pois garante a implementação efetiva das decisões tomadas em Assembleia Internacional. O Conselho Representativo é formado por três pessoas de cada uma das sete regiões em que se divide a Caritas Internacional. Já o Comitê Executivo acompanha o escritório internacional, exercendo a função de diretoria-executiva do órgão.

30 de nov. de 2015

Termina a 41ª Assembleia Estadual com a divulgação dos eleitos para o próximo quadriênio

29 de novembro de 2015
3 diaa 15
A continuidade da 41ª Assembleia Estadual da Caritas RS, nesta última quinta e sexta-feira (26 e 26/11) foram marcadas por diversas participações especiais, compartilhamento de experiências entre as arquidioceses do Rio Grande do Sul e momentos de cultura, interação e espiritualidade. Ao final, foram apresentados os resultados do processo eleitoral que este ano elegeu o Secretário e Conselho Regional do Estado (veja quadro ao final da matéria com resultados).
O segundo dia de evento (quinta-feira) começou com painéis de análise geral sobre o momento que estamos vivendo atualmente: o primeiro palestrante foi Cesar Goes, professor da UNISC, falando sobre Cenários da conjuntura que desafiam a concretização da missão da Cáritas; em seguida houve a participação da Irmã Ana Formoso que falou sobre Aspectos bíblico-teológicos que fundamentam a gestão a serviço da vida e solidariedade.
Após, Márcia Silva, que já vem acompanhando com o trabalho da Entidade ao longo do ano, contribuiu com sua assessoria. A partir das vivências propostas pelo Projeto Transição durante o ano de 2015 ela tratou da temática de realinhamento estratégico para a garantia de sustentabilidade institucional. Também foram compartilhadas com o grande grupo, as experiências das próprias (arqui)dioceses sobre o trabalho em suas regiões de ação. A noite fechou com uma bela noite cultural com apresentação de um grupo de jovens músicos  do Colégio Medianeira do município de Candelária, escola mantida pela Cáritas de Santa Cruz (ASDISC). Comemorou-se também o Dia de Ação de Graças.
Na sexta-feira (27/11) o evento começou com apresentação de um levantamento sobre o perfil dos voluntários da rede estadual da Cáritas RS. Para isso, contou-se com a participação de um grupo de acadêmicas da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). “A partir do esboço, vamos trabalhar para construir processos de formação dentro da rede e, assim, incentivar ainda mais o trabalho do voluntariado”, diz Marinês Besson sobre a atividade. Marlene Maia, também da Unisinos, finalizou o período de trabalhos pela manhã falando para o grande grupo sobre os modelos de gestão, suas características e (des)vantagens.
No período da tarde, ocorreu apresentação do quadro consolidado de avaliação das Cáritas (arqui)diocesanas do Estado sobre a gestão 2012-2015 seguido do fechamento do processo eleitoral (ver quadro Processo Eleitoral). Após, Luiz Cláudio Mandela da Cáritas Brasileira apresentou material sobre a Assembleia Nacional que aconteceu no início deste mês em Brasília, DF. Na sequência a equipe de mobilização de recursos e comunicação da Cáritas Regional apresentou resultados da última Campanha realizada em Solidariedade ao Povo Gaúcho em conjunto com a Rede Permanente de Solidariedade (RPS) que apoiou ações da Cáritas de ajuda humanitária em diversas regiões do Estado. Também foi apresentada às (arqui)dioceses presentes a próxima campanha organizada pelo Regional no #DiaDeDoar, 1º de dezembro.
A finalização se deu com a apresentação dos resultados do processo eleitoral deste ano (ver quadro abaixo) e com a celebração Eucarística em Ação de Graças pela vida de Rede Cáritas RS no Estado.
Processo Eleitoral
A votação aconteceu para definir o cargo de Secretário e o Conselho Regional da Instituição para o próximo quadriênio. Para o secretariado regional, Marinês Besson foi reeleita.  Os conselheiros eleitos foram Ir.Darci Zacaron da Cáritas de Erexim e Maurício Queiroz da Cáritas de Santa Cruz do Sul; Franciel Bachi da Cáritas Passo Fundo e Solange Guerra da Cáritas de Caxias do Sul foram eleitos suplentes.


16 de nov. de 2015


AGENDA CÁRITAS PARA NOVEMBRO 2015


1 - ASSEMBLEIA CÁRITAS
DATA: 19 DE NOVEMBRO DE 2015 (QUINTA-FEIRA)
LOCAL: CENTRO DE PASTORAL
HORÁRIO: 19:30 ÀS 21:30hs
PAUTA : MÍSTICA
                 OBJETIVOS E FUNCIONAMENTO DA CÁRITAS
                  PRESTAÇÃO DE CONTAS
                  INDICAÇÃO DE NOMES PARA COMPOR DIRETORIA
                  AVALIAÇÃO DO ANO 2015


2 – BINGO DAS PASTORAIS SOCIAIS
DATA: 20 DE NOVEMBRO DE 2015 (SEXTA-FEIRA)
LOCAL: SALÃO DA IGREJA SANTA CATARINA
HORÁRIO: 19:30 ÀS 22:30hs
“VENHA BRINCAR E PARTICIPAR CONOSCO”


3 – SEMINÁRIO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
       ECUMÊNICA DE 2016       
TEMA: SANEAMENTO BÁSICO E INJUSTIÇAS SOCIAIS
 DATA: 24 DE NOVEMBRO (TERÇA-FEIRA)
 LOCAL: CENTRO DE PASTORAL
 HORÁRIO: 08:30 ÀS 17:00 hs
 “ CADA PARTICIPANTE AJUDA COM O QUE PUDER PARA AJUDAR NAS DESPESAS DOS LANCHES DA MANHÃ E DA TARDE E DO ALMOÇO”.
      


             “SOMOS CÁRITAS, SOMOS SOLIDARIEDADE”       


12 de nov. de 2015

18 de set. de 2015

RESULTADO DA RIFA DAS CEBs

O sorteio da rifa ocorreu em 29 de agosto de 2015 pela Loteria Federal
Ganhadores da Rifa das CEBs
1º Premio - Moto - Nº 38547 - Odacir Valentini - Comunidade N. Sra da Salete- Forqueta
2 º Premio - Notebook - Nº 35091 - Giovana Vanzetto - Nova Treviso - Nova Roma do Sul
3º Prêmio - Tablet - Nº 41860 - Gabriela Boeira - Bairro Fátima - Caxias do Sul
4º Prêmio - Bicicleta - Nº 96704 Não vendido
5º Prêmio - Cesta de Alimentos - Nº 01855 - Não vendido
Em nome da Coordenação da Ampliada de CEBs gostaria de dizer
um muito obrigado a todos os que se envolveram na venda da Rifa.
Pe. Adilson Zílio / Coordenador Diocesano das Pastorais Sociais

14 de ago. de 2015

Empossados os novos integrantes do CONSEA

13/08/2015 

O Prefeito Alceu Barbosa Velho empossou nesta quinta-feira (13/08) os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), gestão 2015/2017. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo e contou com a presença da primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, do Chefe de Gabinete e controlador-geral do Município, Agenor Basso, do secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada, demais secretários municipais e do vereador Zoraido Silva.

O Prefeito ressaltou a importância do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e do trabalho social. “Um dos grandes problemas do mundo é a fome e nós trabalhamos para que isso não ocorra aqui em Caxias. Temos o Banco de Alimentos, o Restaurante Comunitário, as Cozinhas Comunitárias, o Prato Solidário que ajudam os mais necessitados. Agradecemos muito a colaboração de vocês. Assim vamos construindo essa nossa Caxias do Sul, da Fé e do Trabalho e sem fome”.

Cabe ao Conselho, entre outras atribuições, avaliar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; organizar a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; estimular e apoiar as Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional, formadas pelas regiões urbana e rural; propor projetos e ações prioritárias de Política de Segurança Alimentar e Nutricional, a serem incluídos no Plano Plurianual de Governo e Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município; fiscalizar e deliberar sobre a destinação de doações; elaborar diagnóstico da situação de insegurança alimentar e a realização do monitoramento e da aferição dos resultados obtidos, mediante identificação e acompanhamento de indicadores.

Fazem parte do CONSEA, representantes governamentais - das Secretarias Municipais de Governo, da Saúde (SMS), da Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), da Educação (SMED), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), da Habitação (SMH), do Meio Ambiente (SEMMA) e do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), além da Fundação de Assistência Social (FAS) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE). Também representantes de entidades parceiras da sociedade civil - entidades de Capacitação Profissional, Formação e Pesquisa; entidades de Geração de Trabalho e Renda; Clubes de Serviço, Sindicatos Patronais e Órgãos de Classe; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Urbanos; União das Associações de Bairro e/ou Movimentos Populares; Comunidades e Povos Tradicionais; e Agricultura Familiar. E ainda representantes das Regiões Administrativas e Distritais do Município.

A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é Nives Sirena, representante das regiões administrativas e distritais do Município. Confira o nome dos demais integrantes do CONSEA:

REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS

Secretaria de Governo Municipal
Titular: Felipe João Gremelmaier
Suplente: Isaura Pistorello de Tomasi

Secretaria Municipal da Saúde
Titular: Clarice Reinhardt Martins
Suplente: Manoela Ribeiro Oliveira

Secretaria Municipal da Segurança Pública e Proteção Social
Titular: Waldemar de Lima
Suplente: Janete Tavares
 

Secretaria Municipal de Educação
Titular: Gabriela Perozzo Camassola
Suplente: Sheila Benchimol Marques Reis

Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Titular: Arai Horn
Suplente: Jorge Luiz Alves de Oliveira

Secretaria Municipal da Habitação
Titular: Paulo Roberto Viegas
Suplente: Renato Oliveira

Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Titular: Francisco Maboni
Suplente: Claudia Priscila Masiero Freitas
 

Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego
Titular: Osvaldo Della Giustina
Suplente: João Jocemar Uez Pezzi

Fundação de Assistência Social
Titular: Letícia Simon
Suplente: Maria Virgínia Ferraz de Carvalho Pereira

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto
Titular: Marlei Webber de Oliveira
Suplente: Rosângela Maria Torresini

REPRESENTANTES DE ENTIDADES PARCEIRAS DA SOCIEDADE CIVIL

Entidades de Capacitação Profissional, Formação e Pesquisa

Titular: Josiane Siviero
Suplente: Karina Giane Mendes

Titular: Fernanda Bissigo Pereira
Suplente: Natalia Stedile

Titular: Fernanda Magalhães Stalliviere
Suplente: Cleber Rabelo da Roza

Entidades de Geração de Trabalho e Renda

Titular: Maria Fernanda Milicich Seibel
Suplente: Solange de Moraes Guerra

Titular: Abigail Pedroso Peçanha
Suplente: Mauro Luís Tessari

Titular: Maria de Lourdes de Oliveira
Suplente: Santa Luzia Melo da Silva

Clubes de Serviço, Sindicatos Patronais e Órgãos de Classe

Titular: Adriana Wagner

Titular:  Agnicayana Posser
Suplente: Fabiola Bissani Brezolin

Titular: Carolina Rizzon da Silveira
 

Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Urbanos

Titular: Bernardete Boniatt Onsi
 

União das Associações de Bairro e/ou Movimentos Populares

Titular: Edi Maria Bolson

Comunidades e Povos Tradicionais

Titular: Carlos Alberto Borsarini
Suplente: Anderson Augusto Cambraia Prates

Agricultura Familiar

Titular: Augusto Christ Teixeira
Suplente: Valerim Alexandre Caetano

REPRESENTANTES DAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS E DISTRITAIS DO MUNICÍPIO

Titular: Isoldi Elisabetha Chies
Suplente: Sebastiana Lourdes Vieira

Titular: Juliana Caprini
Suplente: Paulo José Cassol

Titular: Everson Artur Furtado
Suplente: Jovane Fochesatto

Titular: Alvaro da Rosa
Suplente: Antônio de Oliveira Medeiros

Titular: Marilda Carolina Pianeconda
Suplente: Geisigler Maciel Pereira

Titular: Nives Sirena
Suplente: Elisete Sleiffer

Titular: José Carlos dos Reis
Suplente: João Carlos Modesto

Titular: Maria do Carmo dos Santos Gonçalves
 

Titular: Nair Ribeiro Demertine
 

30 de jul. de 2015

Fundo de Solidariedade (FDS)

Prestação de contas de julho de 2014 a julho de 2015.




TRANSPARÊNCIA

A Cáritas Diocesana de Caxias do Sul é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. Ontem Solange De Moraes Guerra secretária da Cáritas, e Juliano Cechinato, Tesoureiro, passamos a tarde, analisando os Projetos e os Recursos repassados as Entidades e Pastorais Sociais da Diocese, no intuito de clareza dos investimentos dos recursos.

20 de jul. de 2015

1º Encontro de Formação para Agentes Sociais - CNBB3 - 3ª etapa (17 a 19 de julho 2015) POA - RS

Esta formação teve seu início em outubro de 2014 com a 1ª etapa, A 2ª etapa ocorreu em maio e no final de semana passado vivenciamos a 3ª etapa que tratou do tema: Planejamento, Monitoramento e Avaliação, com assessoria do Professor Luis Stephanou. Tratamos da Pastoral de Conjunto e tivemos como desafio listar nossas prioridades e encontrar fios que unam nossas atividades, como pastorais. Esta capacitação tem como objetivo maior rearticular todas as pastorais de nosso estado, ampliando nosso trabalho em rede, com a busca de novas parcerias e reafirmação das parcerias já existentes. A Diocese de Caxias do Sul conta com sete inscritos, porém participaram desta etapa, apenas 03 integrantes, que são:
Solange de Moraes Guerra - Secretária da Cáritas Diocesana de Caxias do Sul
Luciane Dequigiovanne - Coordenação da Escola de Fé, Política e Trabalho
Sidirlei Belan da Silva - Aluna da EFFPT
Os demais não estiveram presentes, devido a motivos de doença, viagem e acúmulo de eventos na mesma data.

Encontro de Formação: 2ª Etapa - MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

Durante o ano de 2015, a Cáritas Regional, em parceria com a Misereor (ONG alemã), está oferecendo uma capacitação em 04 etapas a todas as caritas do estado do RS. Para atender a todo o estado, a Cáritas Regional optou por respeitar a divisão por interdiocesanos. A Cáritas Diocesana de Caxias do Sul, faz parte do Interdiocesano Leste, e como tal está participando desta formação, com 06 integrantes, sendo que nesta segunda etapa contamos com um integrante a mais. Todos os encontros estão acontecendo, no Centro de Formação Diocesana de Caxias do Sul, por opção do próprio grupo. Do nosso interdiocesano, temos participantes de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Montenegro e Estância Velha. A primeira etapa ocorreu em maio. Nesta segunda etapa tratamos da Mobilização de Recursos, e nossa assessora para todas as etapas é Marcia Silva. A Caritas Diocesana de Caxias do Sul, conta com os seguintes participantes:
Padre Adilson Zílio - Coordenador de Pastoral de nossa diocese
Solange de Moraes Guerra - Secretária da Cáritas Diocesana de Caxias do Sul
Doracélia Mello dos Santos - Coordenadora da Pastoral da Criança
Cecília Coradim - Pastoral da Criança
Lúcia Maria Rombaldi - Pastoral da Criança
Maria Isabel Antoniazzi - Pastoral da Pessoa Idosa
Juliano Cechinato - Contador da Cáritas Diocesana de Caxias do Sul

O EVENTO OCORREU DE 15 A 17 DE JULHO DE 2015.

11ª Feira de EcoSol (FEIRA LATINO AMERICANA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA) e 22ª FEICOOP (FEIRA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO)

Organizamos um grupo formado de 22 pessoas, representando diferentes entidades, mas de uma forma ou outra ligados a Escola de Formação de Fé, Política e Trabalho, e fomos visitar o evento em Santa Maria. Saímos na madrugada de sábado, aqui de Caxias do Sul e retornamos na madrugada de domingo. Passamos o dia na feira, conversando, conhecendo, reafirmando velhas parcerias e estabelecendo novas, o que nos permite expandir nossa rede de atuação. Também participamos de oficinas, assistimos ao desfile de uma das empresas expositoras, e a premiação aos vencedores de Boas Práticas de Economia Solidária. Outro mundo é possível, a partir de um novo olhar e um novo jeito de fazer economia. O evento ocorreu de 10 a 12 de julho de 2015.

29 de mai. de 2015

I ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DE PASTORAIS (SEGUNDA ETAPA)

Entre os dias 22 e 24 de maio do corrente ano, representantes da diocese de Caxias do Sul, estiveram participando, da segunda etapa do I Encontro de Formação Para Agentes Sociais - CNBB3. Esta formação está sendo oferecida pela Cáritas Regional do Rio Grande do Sul e tem como objetivo principal instrumentalizar quem se dispõe a servir ao outro, e  acredita que um outro mundo é possível. A primeira etapa desta formação ocorreu em outubro de 2014, tendo pela frente mais duas etapas nos meses de julho e setembro de 2015, num total de quatro encontros. A formação está estruturada em momentos de espiritualidade, onde celebramos e agradecemos e momentos formativos, com a presença de assessores, trabalhos individuais e também em grupo. Acreditamos que conhecimento e fé andam juntos, e um sem o outro resulta numa formação incompleta. Participam pela Diocese de Caxias do Sul, representantes da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho, Cáritas Diocesana de Caxias do Sul e Pastoral da Juventude. Nossos participantes são:
1- Allison da Luz (PJ)
2 - Diego Flores (PJ)
3 - Pe, Evair Ongaratto (´Cáritas)
4 - Luciane Dequiogiovanne (EFFPT)
5 - Rita Casiraghi Moschen (EFFPT)
6 - Sidirlei Maria Belan da Silva (EFFPT)
7 - Solange de Moraes Guerra (EFFPT e Cáritas)
Estamos de parabéns, pois a nossa diocese é a que mais representantes participam deste encontro de formação. A nossa inscrição e deslocamento está sendo financiado, através de Projeto aprovado pelon Fundo de Solidariedade, administrado pela Cãritas Diocesana de Caxias do Sul.

13 de mai. de 2015

ENCONTROS REGIONAIS

A FECOVINHO, a Regional Serra dos STRs, a EMATER-RS, o Centro Ecológico e a Diocese de Caxias do Sul realizam, a partir de maio/2015, Encontros regionais em formato de Oficinas para Jovens e Mulheres. Um dos objetivos dos encontros é valorizar e dar visibilidade ao conhecimento e as capacidades das mulheres agricultoras e dos jovens que vivem no meio rural, bem como suas formas de inserção na organização do trabalho da agricultura familiar, além de construir coletivamente caminhos para a construção de uma nova realidade de bem-estar e realizações sócio-econômicas e culturais.
Objetiva-se com esse trabalho, dar continuidade as Oficinas das Pré-Jornadas Vitícolas realizadas em novembro de 2014. Utilizando a Metodologia Apreciativa (conhecida como 4D’s) que é um processo de desenvolvimento organizacional para promover mudanças positivas envolvendo pessoas e focada no desempenho, convidando o engajamento dos participantes, comunidades e todos os envolvidos no encontro.

1º Encontro :: Nova Prata, São Jorge, Guabiju, Paraí, Nova Araçá, Protásio Alves, Vista Alegre do Prata e Nova Bassano
5 de maio

2º Encontro :: Picada Café e Nova Petrópolis
8 de maio 

3º Encontro :: Salvador do Sul, São Pedro, Barão e Carlos Barbosa
12 de maio | terça-feira | 13h > Sede do STR, em Carlos Barbosa

4º Encontro :: Caxias do Sul
13 de maio | quarta-feira | 13h > Terceira Légua, em Caxias do Sul

5º Encontro :: Nova Pádua, São Marcos e Flores da Cunha
15 de maio | segunda-feira | 13h > Salão Paroquial de Flores da Cunha

6º Encontro :: Cotiporã, Fagundes Varela, Vila Flores e Veranópolis
29 de maio | sexta-feira | 13h > ClubeSocial de Veranópolis

7º Encontro :: Santa Tereza, Monte Belo, Pinto Bandeira e Bento Gonçalves
9 de junho | terça-feira | 13h > Bentro Gonçalves

8º Encontro :: Nova Roma, Ipê e Antônio Prado
10 de junho quarta-feira | 13h > Antônio Prado

9º Encontro :: Alto Feliz e Farroupilha
12 de junho | sexta-feira | 13h > Farroupilha

10º Encontro :: Boa Vista, Coronel Pilar e Garibaldi
19 de junho | sexta-feira | 13h > Garibaldi

Entidades Promotoras: 
Fecovinho e Centro Ecológico; Regional STR’s; Secretarias da Agricultura Municipal; Emater - Municipais e Regional; Diocese de Caxias do Sul, com as Comunidades-Igreja.

Entidades apoiadoras: 
OCERGS, IBRAVIN, SENAR.

12 de mai. de 2015

Diretoria

Presidente: Adilson Zilio
Vice-Presidente: Celso Luis Ciconetto
Secretária: Maria do Carmo Gonçalves
Tesoureiro: Juliano Cechinato


Secretária Executiva: Solange de Moraes Guerra

Conselho Fiscal

Efetivos:
Maurício Forner
Denise Travi
João Dorlan da Silva


Suplentes:
Fernando Marca
Maria Isabel Antoniazzi

11 de mai. de 2015

Imagem inline 1


Curso da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2015.ano12
Unisinos + Diocese de Caxias do Sul + Cáritas Caxias

3ª etapa - 16-17 maio
Visão histórica dos projetos de nação brasileira a partir de 1930.
Profa. Dra. Eloísa Capovilla da Luz Ramos - Unisinos


Informações e inscrições para esta etapa (informações para inscrições por módulo):
VAGAS LIMITADAS
Investimento: R$ 80 por etapa
(o valor inclui hospedagem, refeições e materiais)
Horário: sábado (8h30 às 19h), domingo (8h30 às 13h), sábado à noite: estão previstas atividades (opcional). 
Local: Centro de Formação Pastoral - B. Colina Sorriso - Caxias do Sul.
Trazer copo ou garrafa para água (em razão do cuidado com o ambiente, não há copos descartáveis disponíveis).
Hospedagem opcional: trazer roupa de cama (lençol e fronha) e toalhas; além de materiais de higiene e uso pessoal


Mais sobre o curso - esta etapa e as seguintes:


Escola de Formação Fé, Política e Trabalho

10 de mai. de 2015

DIA DAS MÃES

A Cáritas Diocesana de Caxias do Sul deseja a todas as mães caxienses, gaúchas, enfim brasileiras um excelente dia das mães...parabéns!!!

Diretoria

Presidente: Adilson Zilio
Vice-Presidente: Celso Luis Ciconetto
Secretária: Maria do Carmo Gonçalves
Tesoureiro: Juliano Cechinato


Secretária Executiva: Solange de Moraes Guerra

Conselho Fiscal

Efetivos:
Maurício Forner
Denise Travi
João Dorlan da Silva


Suplentes:
Fernando Marca
Maria Isabel Antoniazzi