Hoje em 1:34 PM
O que você fez esta semana que demonstrou sua solidariedade???
“Nunca mais a violência, nunca mais a guerra”: Semana Nacional da Solidariedade
05 de novembro de 2015
A Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove todos os anos a Semana da Solidariedade. São dias de celebração pelo aniversário da organização, em que a rede, por meio de seus/suas agentes por todo o país, empenha-se em dar visibilidade às múltiplas ações realizadas na garantia dos direitos das pessoas.
Em 2015, quando a Cáritas Brasileira completa 59 anos, a Semana da Solidariedade acontece de 08 a 12 de novembro. Este período tem o objetivo de apresentar à sociedade denúncias de violação dos direitos da juventude, fortalecendo e pautando o debate social e político em torno das violências e das possibilidades de superação dessa realidade.
A mobilização para as denúncias das violências sofridas pelas juventudes deve apresentar os elementos fundamentais da vida ameaçada e exterminada.
Os índices de violência contra as juventudes crescem e, com isto, cresce o sentimento alimentado pela ideologia do terrorismo, apresentando a outra pessoa como inimiga para o seu local de moradia, o país, família, grupo ou etnia a que pertence.
Assim como, desde o bairro ou a periferia em que vive ou, então, desde os grupos dos quais participam as juventudes precisam ser conhecidas como sujeitos de direitos, e restituem nesse seu tempo, as responsabilidades coletivas que assumem como sujeitos importantes para um povo.
A Rede Cáritas, no Brasil, soma forças de solidariedades para vivenciar a Semana da Solidariedade com gestos concretos para a superação da violência. Nessa perspectiva, foram sugeridas atividades para serem trabalhadas em cada local, grupo ou comunidade onde há atuação da Cáritas Brasileira, por meio dos secretariados regionais e entidades-membro.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Os jogos e esportes coletivos devem ser espaços de viver lúdico e colaborativo. Nessas práticas, pode-se experienciar a cooperação, rompendo com o individualismo, sendo também espaço para estimular a criatividade, o diálogo e apoio coletivo, confiança, mediação, resolução de problemas e o desejo de realização.
Sugestões: queimada, amarelinha, campeonatos esportivos, trilha ecológica, pique esconde, bandeirinha, garrafão, batalhas de break, vôlei, futebol feminino, pular corda, elástico, danças de roda, gincana, jogral, bete, pipa, biloca, mímica.
Por Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira
Nenhum comentário:
Postar um comentário