No domingo o tema foi: "Projeto de uma sociedade sem exclusão", com a assessoria do Dr. Pedro Kramer, da ESTEF (Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana).
Assessores da terceira etapa:
Pedrinho Guareschi
Dados da titulação máxima
Curso/Área: Ph.D em Psicologia Social e Comunicação
Universidade onde obteve a titulação: Universidade de Wisconsin, USA.
Início: 05/1980 Término: 05/1989
Currículo Resumido:
*Dois pós-doutorados: Univ. de Wisconsin, agosto 1990-maio 1991. Universidade de Cambridge, Inglaterra: julho, 2001 a abril, 2002.
*Formado em Filosofia (Famimc), Teologia (Instituto de Estudos Redentoristas) e Letras (UFP). Pós-Graduado em Sociologia (PUCRS).
*Professor e Pesquisador (CNPq, nível 1), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Autor de 8 livros como único autor e 15 como co-autor. Mais de 60 artigos em revistas científicas.
*Assessor de grupos e movimentos Populares no Brasil e América Latina.
Dr. Pedro Kramer
Área de Conhecimento: Bíblia - Antigo Testamento. Doutor: Título do trabalho: Origem e legislação do Deuteronômio. Programa de uma sociedade sem empobrecidos e excluídos.
Mestrado: Área: Bíblia - Antigo Testamento - Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Graduação: Instituição: Theologische Fakultät Paderborn (Alemanha). Curso: Filosófico-teológico
Várias Publicações de Livros:
Experiência Docente: Desde 1980 na Faculdade de Teologia da PUCRS. Desde 1991 na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, Porto Alegre.
____________________________________________
Esta escola é destinada à lideranças comunitárias, sociais, políticas e sindicais; agentes de pastoral, professores, funcionários públicos, vereadores, estudantes e lideranças de organizações populares.
São 10 etapas durante os meses de março a dezembro, sempre no terceiro final de cada mês, totalizando 170 horas/aulas, com certificado da UNISINOS.
1. Compromisso com a autenticidade da prática da fé;
2. Compromisso com os valores éticos e evangélicos tais como a vida, a solidariedade, a justiça, a fraternidade e a coerência;
3. Compromisso com a construção de uma sociedade democrática, culturalmente plural, economicamente justa, ecologicamente sustentável, socialmente solidária e eclesialmente de comunhão e participação;
4. Compromisso de favorecer um espaço e mentalidade que dê condições de se relacionar com o diferente, fazendo a experiência da convivência, do diálogo e da tolerância para um relacionamento aberto ao pluralismo.
5. Compromisso e ousadia de buscar saídas simples e coerentes para os problemas mais prementes do povo, principalmente os mais empobrecidos, apostando em caminhos novos.
6. Compromisso de que os participantes, a partir de uma metodologia participativa, possam conhecer e interpretar cada vez melhor a realidade local para um agir mais consciente.
7. Compromisso de proporcionar um acompanhamento sistemático e integral às pessoas que assumem conscientemente sua fé, atuando nas várias instâncias da realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário