18 de mai. de 2009

3ª etapa Escola de formação Fé, Política e Trabalho

Nos dias 16 e 17 de maio realizou-se a 3ª etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho, uma iniciativa da Diocese de Caxias do Sul, através da Cáritas, com a parceria do Instituto Humanitas-Unisinos.

O tema trabalhado no sábado foi: "Da alienação à conscientização para uma prática transformadora da realidade", com a assessoria do Prof. Dr. Pedrinho Guareschi, da PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica).
No domingo o tema foi: "Projeto de uma sociedade sem exclusão", com a assessoria do Dr. Pedro Kramer, da ESTEF (Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana).
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Assessores da terceira etapa:

Pedrinho Guareschi
Dados da titulação máxima
Curso/Área: Ph.D em Psicologia Social e Comunicação
Universidade onde obteve a titulação: Universidade de Wisconsin, USA.
Início: 05/1980 Término: 05/1989
Currículo Resumido:
*Dois pós-doutorados: Univ. de Wisconsin, agosto 1990-maio 1991. Universidade de Cambridge, Inglaterra: julho, 2001 a abril, 2002.
*Formado em Filosofia (Famimc), Teologia (Instituto de Estudos Redentoristas) e Letras (UFP). Pós-Graduado em Sociologia (PUCRS).
*Professor e Pesquisador (CNPq, nível 1), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Autor de 8 livros como único autor e 15 como co-autor. Mais de 60 artigos em revistas científicas.
*Assessor de grupos e movimentos Populares no Brasil e América Latina.

Dr. Pedro Kramer
Área de Conhecimento: Bíblia - Antigo Testamento. Doutor: Título do trabalho: Origem e legislação do Deuteronômio. Programa de uma sociedade sem empobrecidos e excluídos.
Mestrado: Área: Bíblia - Antigo Testamento - Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Graduação: Instituição: Theologische Fakultät Paderborn (Alemanha). Curso: Filosófico-teológico
Várias Publicações de Livros:
Experiência Docente: Desde 1980 na Faculdade de Teologia da PUCRS. Desde 1991 na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, Porto Alegre.

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Neste sexto ano de edição da escola, estamos com um grupo de mais de 100 participantes, provenientes de 23 municípios, inclusive fora da abrangência de nossa Diocese, como por exemplo, Canoas, Porto Alegre, Dois Irmãos, Vacaria, Torres, Canela, Montenegro, São Leopoldo, Harmonia e São José do Sul.

Esta escola é destinada à lideranças comunitárias, sociais, políticas e sindicais; agentes de pastoral, professores, funcionários públicos, vereadores, estudantes e lideranças de organizações populares.

São 10 etapas durante os meses de março a dezembro, sempre no terceiro final de cada mês, totalizando 170 horas/aulas, com certificado da UNISINOS.



Esta escola tem como objetivo:


Contribuir para a formação e articulação de lideranças nos vários âmbitos de atuação da realidade, gestando a criação de uma mentalidade nova, mais de acordo com o Ensino Social da Igreja, que permita um sentir e agir cristão comprometido e responsável pela construção de uma sociedade solidária.

Diretrizes da Escola:
1. Compromisso com a autenticidade da prática da fé;
2. Compromisso com os valores éticos e evangélicos tais como a vida, a solidariedade, a justiça, a fraternidade e a coerência;
3. Compromisso com a construção de uma sociedade democrática, culturalmente plural, economicamente justa, ecologicamente sustentável, socialmente solidária e eclesialmente de comunhão e participação;
4. Compromisso de favorecer um espaço e mentalidade que dê condições de se relacionar com o diferente, fazendo a experiência da convivência, do diálogo e da tolerância para um relacionamento aberto ao pluralismo.
5. Compromisso e ousadia de buscar saídas simples e coerentes para os problemas mais prementes do povo, principalmente os mais empobrecidos, apostando em caminhos novos.
6. Compromisso de que os participantes, a partir de uma metodologia participativa, possam conhecer e interpretar cada vez melhor a realidade local para um agir mais consciente.
7. Compromisso de proporcionar um acompanhamento sistemático e integral às pessoas que assumem conscientemente sua fé, atuando nas várias instâncias da realidade.

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