20 de mai. de 2009

Escola de Fé, Política e Trabalho 2009. 3ª Etapa

"Somos educados para o silêncio." Talvez seja esta a frase mais carregada de simbologia pronunciada pelo padre Dr. Pedrinho Guareschi – PUC/RS sábado (16/05) um dos assessores desta 3ª etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho.

O tema proposto para ele foi "Da alienação à conscientização para uma prática libertadora" e utilizando sua irreverência e alegria aliado aos métodos pedagógicos e conhecimento profundo sobre Paulo Freire onde afirmava não existir saber mais, ou saber menos, mas saberes diferentes foi mostrando os caminhos que nos levam a alienação, do que acontece em nossa volta, bem como os meios que os 'donos do saber' utilizam para nos manter neste estado de não participação e acomodação. Exemplos práticos de como as notícias chegam à população e os interesses por trás da notícia serviram de modelo para entendermos como nos tornamos alienados.

O grande desafio, portanto nos diz Pedrinho, é fazer a caminhada que nos conscientiza e nos faça realizar, em nossas práticas, ações capazes de transformar a nossa realidade e a realidade dos outros.

Para isso é fundamental fazermos o "processo infinito em busca das respostas as perguntas que somos capazes de fazer" só assim seremos capazes de criar consciência do que somos e do que realmente somos responsáveis por aquilo que realizaremos. Através dos saberes (diferentes) de cada pessoa vamos trocando experiências que nos levam a criar ações capazes de nos libertar e mudar as situações de exploração e manipulação em que vivemos.

Tivemos do domingo (17/05) a presença do padre Dr. Pedro Kramer – ESTEF, convidado a falar sobre Bíblia com o tema: "Projeto de uma sociedade sem empobrecidos e excluídos", a partir do livro do deuteronômio e em confronto com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Com muita alegria recebemos também a presença do padre jesuíta, Pe. Toni (Antonio Pedraz), de Honduras, que através do Instituto Humanitas – IHU Unisinos, nosso parceiro estratégico, tomou conhecimento da escola e quis conhecer a Escola. Ficou impressionado com o número de participantes e os temas propostos...

Nossa gratidão a Deus pela ajuda de tantas pessoas que dão do seu tempo e do seu trabalho para que esta Escola seja uma realidade.

Zeca Somensi,
Pela equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário