25 de jun. de 2009

4ª etapa - Escola de Fé, Política e Trabalho - 2009

.
Nos dias 20 e 21 de Junho de 2009 realizou-se a quarta etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho em nossa Diocese com a proposta de dois temas, a saber: “Contexto cultural na pós-modernidade na sociedade capitalista” tendo a crise civilizacional e os novos valores como mote de discussão. A assessoria deste tema ficou a cargo do prof. MS Lucas Henrique da Luz – UNISINOS. Com a definição de cultura como sendo práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço e no tempo e a identidade própria de um grupo humano fomos estabelecendo situações que nos permitem entender o mundo em que vivemos e que a pós-modernidade é caracterizada por momentos de tensão, de constantes rupturas onde a crise de identidade é a marca da crise civilizacional, com uma cultura do efêmero, de uma destruição criativa – nada permanece por muito tempo, sempre tem o novo acontecendo. Utilizando uma expressão do sociólogo Richard Sennett concretiza-se o período que vivemos. “Somos uma sociedade não mais de relações mas de transações, onde o consumo é a marca e os valores subjetivos, estéticos e relativos são utilizados para seduzir. Exemplo muito presente são os celulares que a cada dia tornam-se mais atraentes e carregados de novidades para seduzir as pessoas.
.

Outro tema proposta para esta etapa foi “Democracia participativa: Políticas públicas e sociais, espaços de participação e contrato social” tendo a assessoria da prof. Dr. Marilene Maia – UNISINOS. Fomos convidados a partir da questão ‘que realidade vivemos que realidade queremos?’ a entendermos os paradoxos que temos na democracia contemporânea que são: a democracia é mais liberdade? é mais igualdade? a democracia não tem inimigos; a democracia que praticamos é uma representação sem representatividade – representatividade esta coletiva ou individual?

.................................................................................................

A próxima etapa acontece nos dias 18 e 19 de julho com o tema: “A crise contemporânea e as metamorfoses no mundo do trabalho” com a assessoria do prof. MS Andre Langer – CEPAT – Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – Curitiba - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário