16 de jul. de 2009

5ª etapa Escola Fé, Política e Trabalho

Nos dias 18 e 19 de julho de 2009, realiza-se a 5ª etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho, uma iniciativa da Diocese de Caxias do Sul, através da Cáritas, com a parceria do Instituto Humanitas-Unisinos.


O tema desta etapa será: "A crise contemporânea e as metamorfoses no mundo do trabalho": A globalização econômica e suas repercussões: desemprego, precarização, terceirização, flexibilização, desregulamentação das leis. Impasses e desafios do novo sindicalismo no Brasil. Reforma trabalhista.

Para introduzir a temática da questão do "trabalho" contaremos com a assessoria do Prof. MS André Langer* – CEPAT – Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – Curitiba.


Os objetivos específicos desta etapa são:


a. Compreender o agravamento da crise, sistêmica e estrutural, do capital globalizado e seus efeitos no mundo do trabalho;


b. Analisar o processo de descoletivização e a individualização conseqüência do desenvolvimento tecnológico;


c. Conhecer e aprofundar os efeitos e as conseqüências de uma 'sociedade do pleno emprego' para uma 'sociedade do trabalho pleno'.


Neste sexto ano de edição da escola, estamos com um grupo de mais de 100 participantes, provenientes de 23 municípios, inclusive fora da abrangência de nossa Diocese, como por exemplo, Canoas, Porto Alegre, Dois Irmãos, Vacaria, Torres, Canela, Montenegro, São Leopoldo, Harmonia e São José do Sul.


Esta escola é destinada à lideranças comunitárias, sociais, políticas e sindicais; agentes de pastoral, professores, funcionários públicos, vereadores, estudantes e lideranças de organizações populares.


São 10 etapas durante os meses de março a dezembro, sempre no terceiro final de cada mês, totalizando 170 horas/aulas, com certificado da UNISINOS.


Esta escola tem como objetivo:


Contribuir para a formação e articulação de lideranças nos vários âmbitos de atuação da realidade, gestando a criação de uma mentalidade nova, mais de acordo com o Ensino Social da Igreja, que permita um sentir e agir cristão comprometido e responsável pela construção de uma sociedade solidária.


Diretrizes da Escola:


1.- Compromisso com a autenticidade da prática da fé;


2.- Compromisso com os valores éticos e evangélicos tais como a vida, a solidariedade, a justiça, a fraternidade e a coerência;


3.- Compromisso com a construção de uma sociedade democrática, culturalmente plural, economicamente justa, ecologicamente sustentável, socialmente solidária e eclesialmente de comunhão e participação;


4.- Compromisso de favorecer um espaço e mentalidade que dê condições de se relacionar com o diferente, fazendo a experiência da convivência, do diálogo e da tolerância para um relacionamento aberto ao pluralismo.


5.- Compromisso e ousadia de buscar saídas simples e coerentes para os problemas mais prementes do povo, principalmente os mais empobrecidos, apostando em caminhos novos.


6.- Compromisso de que os participantes, a partir de uma metodologia participativa, possam conhecer e interpretar cada vez melhor a realidade local para um agir mais consciente.


7.- Compromisso de proporcionar um acompanhamento sistemático e integral às pessoas que assumem conscientemente sua fé, atuando nas várias instâncias da realidade.



Assessor da 5ª. etapa:


André Langer


É pesquisador do CEPAT (Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores) com sede em Curitiba, PR, parceiro estratégico do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, formado em filosofia, com mestrado em ciências sociais pela UNISINOS; doutorando em Sociologia do Trabalho pela UFPR. É ainda assessor nacional da PO... É autor de 'Pelo êxodo da sociedade salarial. A evolução do conceito de trabalho em André Gorz' e tantos outros artigos.



A programação completa e maiores informações podem ser encontradas no blog: http://www.caritascaxias.blogspot.com, no site da diocese: www.diocesedecaxias.org.br ou no endereço eletrônico: caritascaxias@yahoo.com.br ou no telefone 54-3211-5032

Nenhum comentário:

Postar um comentário