Nos dias 12 e 13 de Dezembro de 2009 aconteceu a 10ª ( Escola coordenada pela Cáritas Caxias em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos (IHU) e com a colaboração da Diocese de Caxias do Sul.
O tema para esta etapa foi o "Ensino Social da Igreja e os desafios da relação ética-fé-espiritualidade-política" e o assessor foi o prof.Ms. frei Flávio Guerra – ESTEF- Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana.
Falar hoje sobre política é percebermos a aversão que muitas pessoas têm, é apenas entendermos como momento eleitoral, de delegação de poder o que nos isenta de toda e qualquer responsabilidade. Soma-se a isso o descrédito, a corrupção, o desencanto e um processo cada vez maior de personificação da política. Estas características são as que definem a política com 'p' minúsculo, mas é urgente transformar-se em Política com 'P' maiúsculo, aquela que busca melhorar a vida do povo, resgata a cidadania através de participação coletiva e a Igreja procura colaborar nesta transformação a partir do fortalecimento de vários fundamentos, seja: teológico através do modo de ser e agir de Deus; cristológico com a missão de Jesus de libertar o povo de Deus; antropológico por meio do ser e agir da Igreja; moral seja pelo respeito à prática do amor ao próximo, seja pela avaliação moral da prática política, segundo o Evangelho e os documentos da Igreja reafirmando o desejo expresso por D.Pedro Casaldáliga: A política morreu... viva a Política.
Bem nos lembra Emmanuel Mounier: "tudo é política, mesmo que a política não seja tudo" e por entender que é preciso caminhar sempre para o fortalecimento da Política durante o encontro fomos discernindo os princípios éticos que o Ensino Social da Igreja nos traz. a) Bem comum que respeita e garante os direitos fundamentais de todas as pessoas, promove a paz, prioriza os pobres nas políticas públicas. b) Participação com uma educação adequada, exercício de cidadania plena com o devido cuidado na escolha dos representantes, na formação, nas ações sociais, no favorecimento da participação dos excluídos na vida da sociedade. c) Subsidiariedade com a responsabilidade das pessoas e dos grupos sociais organizados, da responsabilidade do Estado e sua justa relação com a pessoa e as organizações da sociedade e a descentralização do poder. d) Solidariedade com a partilha dos bens e serviços com os mais fracos, com os pobres, promovendo desta forma a paz social. e) Justiça social como sendo fruto do amor ao próximo capaz de garantir as condições e os meios básicos para todos possam obter o necessário para viver. Todas as questões citadas acima devem estar marcadas pela espiritualidade cristã que nutre, direciona, anima a prática do cristão.
(Clica na foto para ampliar)
Chegamos ao fim de mais uma edição da Escola. Somos mais de 500 pessoas que beberam destas fontes e que esperamos que sintam a necessidade de construir um mundo melhor. Pensamos que estamos no caminho, tentando atingir o nosso objetivo geral que é o de contribuir para a formação e articulação de lideranças nos vários âmbitos de atuação da realidade, gestando a criação de uma mentalidade nova, mais de acordo com o Ensino Social da Igreja, que permita um sentir e agir cristão comprometido e responsável pela construção de uma sociedade solidária.
Agradecemos imensamente ao nosso bispo D. Paulo Moretto, padres, pastorais, movimentos, organizações, sindicatos, associações, cooperativas que colaboraram conosco enviando alunos. Agradecemos com muito carinho as pessoas que gratuitamente se dispuseram a organizar a Escola, os assessores e o IHU que acreditou e continua acreditando em nós.
O desafio continua: Escola de Fé, Política e Trabalho 2010 – 7ª edição. "Há possibilidade de rechaçar a barbárie e realmente civilizar os humanos?"
Zeca Somensi
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