Num final de semana com jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo de Futebol (19 e 20 de junho) aconteceu a quarta etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho –sétima edição – da Diocese de Caxias do Sul. Escola que tem como coordenação a Cáritas Diocesana com a parceria fundamental do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
Foram dois os temas apresentados nesta etapa.
O primeiro foi 'Contexto Cultural na pós-modernidade na sociedade capitalista' com a assessoria do professor MS Lucas Henrique da Luz – Unisinos, que iniciou seus trabalhos provocando a turma ao afirmar que estava longe de trazer todas as verdades, mas não trazia nenhuma mentira. Após definição de cultura como sendo um complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade partiu-se para contrapontos entre os valores da modernidade (o absoluto, a unidade, o objetivo, a trajetória com o passado e o futuro, a razão e a ética) e da pós-modernidade (o relativo, a diversidade, o subjetivo, o presente, o sentimento e a estética) descobrimo-nos vivendo numa sociedade que segundo o filósofo francês Gilles Lipovetski é uma não sociedade, sem sujeitos, apenas indivíduos sem laços, sem compromissos e citamos um exemplo muito simples que o comportamento na hora do banho onde podemos demorar 05, 10 minutos ou 1 hora sem ver nenhuma relação com o outro, com o meio ambiente.
O segundo tema apresentado foi 'Democracia participativa: políticas públicas e sociais, espaço de participação e controle social' com a assessoria da professora Dra. Marilene Maia – Unisinos. Neste nosso mundo da pós-modernidade a democracia provoca contradições, confronto porque vive a mercê da economia e pela definição de Antonio Gramsci – cientista político italiano " a democracia para acontecer é preciso ter vontade" e como foi visto no tema anterior vivemos numa civilização em crise onde muitas vezes as políticas públicas são meros programas sem participação nenhuma da sociedade.
Trouxemos novamente nesta etapa informações sobre a coleta de assinaturas para o projeto de lei que buscar criar mecanismos que favoreçam a Economia Solidária e distribuímos a cartilha elaborada pelas Pastorais Sociais da CNBB e demais órgãos sobre as Eleições 2010: O chão e o Horizonte.
A próxima etapa acontece nos dias 17 e 18 de Julho de 2010 e abordará o tema: A crise contemporânea e as metamorfoses no mundo do trabalho e contará com a assessoria do professor MS André Langer – CEPAT – Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – Curitiba – PR.
Zeca Somensi
Pela Equipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário