13 de dez. de 2010

Escola de Fé, Política e Trabalho 2010

Nos dias 11 e 12 de Dezembro no Centro Diocesano de Formação Pastoral aconteceu a décima etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho que encerra sua sétima edição.
 
A Escola é de responsabilidade da Cáritas Diocesana de Caxias do Sul e conta com a parceria singular do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
 

Nesta etapa o tema foi "O Ensino Social da Igreja e os desafios do desenvolvimento humano, econômico, técnico. Como a fé inspira a militância cristã na prática da justiça social, da ética, da política" e contou com a assessoria do Ms. Frei Flávio Guerra, da Estef – Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana.

A partir de uma lista com os principais desafios do desenvolvimento humano e econômico: exclusão social, acesso ao trabalho, violência, degradação do planeta Terra entre outros, com o humor muito particular frei Flávio procurou mostrar como a fé nos inspira em nossa militância e na nossa prática política através de uma participação com ética, respeitando os direitos das pessoas, buscando a paz, priorizando os pobres por meios de políticas públicas eficientes construindo uma sociedade mais justa, igualitária e plural.

Nesta última etapa, além da festa de confraternização e entrega dos diplomas às pessoas que obtiveram a freqüência mínima de 75%, três registros se fazem necessários. Sábado pela manhã tivemos a presença de um grupo de jovens do bairro Monte Castelo que nos presentearam com Dança de rua dentro do Projeto Talita Kum. Sábado à tarde, o jornalista Alberto Meneguzzi nos trouxe um relato sobre o que presenciou no Haiti após o terremoto ocorrido em janeiro de 2010, as dificuldade vividas pelo povo haitiano e quais ações que estão sendo realizadas, precedida por uma exposição fotográfica desta realidade, realizada pela jornalista Margô Segatt. E no domingo tivemos as gratas presenças de D. Paulo Moretto, D. Alessandro Ruffinoni e padre Vital Corbellini que falaram sobre a importância da Escola e a necessidade de mantê-la em 2011.

Concluídas as dez etapas onde tivemos uma presença média de setenta participantes por etapa entendemos que a Escola continua contribuindo para a formação e articulação de lideranças nos vários âmbitos de nossa realidade auxiliando na percepção dos 'sinais dos tempos' provocando em diversas escalas ações concretas e participações diferenciadas.

Após sete edições temos o desafio de realizar a oitava edição e para que isso aconteça e necessário empenho de nossos párocos, pastorais, movimentos, sindicatos, associações e demais lideranças enviando pessoas para que façam a Escola.

Interessados em participar da Escola 2011 acessem em www.caritascaxias.blogspot.com ou procurem as pessoas que participaram das escolas passadas ou o pároco de sua comunidade.

Inscrições para a Escola Fé, Política e Trabalho 2011: clica aqui. 

Zeca Somensi

p/ equipe da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário