15 de ago. de 2011

Faça a sua parte.

Faça a sua parte. Como chegar a resíduo zero?
Recuse!

Basta não comprar o que já possui. Para quê dois ou três carros, trocentas mochilas, N televisores, dezenas de celulares? Sua casa já está superlotada dessas coisas.

Devolva!

Aquelas garrafas de vidro, de refrigerantes ou cerveja podem ser devolvidas às lojas, lavadas e enchidas novamente. Envie-as ao local adequado que fará bom uso delas. Não as jogue no lixo!

Retorne!

Os produtos eletrônicos precisam voltar aos produtores. Indústrias devem se responsabilizar por seus resíduos. Marcas como a Apple e Dell, já fazem isso. Que tal doar seu celular ou eletrônico e deixar uma pessoa feliz?

Repare!

Procure consertar as coisas ao invés de substituí-las. Se não quer mais aquele objeto quebrado, pergunte a alguém que saiba consertá-lo e doe-o! Minha faxineira ficou muito feliz com o fogão que ganhou e que foi consertado pelo marido dela.

Reduza!

Por que comprar várias caixas ou sacos de um produto, se há disponível uma embalagem econômica? Não compre produtos que utilizam várias camadas de embalagens. Prefira o varejo, compre mais, com menos embalagens.

Adapte!

Várias coisas podem ser utilizadas de diferentes maneiras do que aquela a que estavam inicialmente destinadas. Latas, vidros, caixas, tecidos, papéis, borrachas e tantos outros materiais podem se transformar em outro objeto.

Doe!

Temos o hábito de jogar muita coisa fora, cedo demais, visando a um novo produto. Doe, ou venda, aquilo que ficou fora de moda para você, embora esteja quase novo. Alguém fará um bom uso dele!

Transforme!

Até os restos de alimentos podem se tornar excelentes compostos orgânicos para suas plantinhas. Não tem plantas? Enterre-os no quintal ou dê para sua vizinha que tem um belo jardim ou horta. Ela saberá transformá-los em nutrientes valiosos para sua plantação.

Fonte:
http://on.fb.me/qHyt6Z em www.ihu.unisinos.br, 15/08/11

 
 
Cáritas
Caxias do Sul - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário