19 de out. de 2009

8ª Etapa - Escola de Fé, Política e Trabalho 2009

Nos dias 17 e 18 de Outubro de 2009 no Centro Diocesano de Formação Pastoral aconteceu a 8ª etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho em sua 6ª edição. Escola realizada pela Cáritas Caxias com a parceria do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e com apoio da Diocese de Caxias do Sul.

Cumprindo o seu objetivo de contribuir na formação através de temas atuais tivemos no dia 17 a assessoria do padre Prof. Dr. José Roque Junges – Unisinos que desenvolveu o conteúdo "A dignidade humana e a biotecnologia".

A partir da escolha de um tripé da modernidade – Indivíduo-Autonomia; Ciência e Técnica-Racionalidade Instrumental; Estado e Mercado-Democracia; fomos avançando nestes desequilíbrios humanos que tem como símbolo a grande doença de nossos dias que é a depressão.
Depressão alimentada por desejos turbinados pela nossa sociedade de consumo e que elimina desta mesma sociedade as relações afetivas que existiam como o sistema social da Dádiva (Mauss) e cria um indivíduo isolado sem compromisso com os outros porque isso se torna papel do Estado, mas com uma grande necessidade de se exibir, criar visibilidade através das novas tecnologias comunicacionais tais como o Orkut, twitter, MySpace, Facebook e outros surgindo o que a professora Maria Paula Sibilia denominou 'show do eu'.

Temos então um indivíduo sem relação, isolado, independente, nem sempre autônomo, numa sociedade de risco com conhecimento científico fragmentado (sabe muito de uma área só) num estado burocrático dependente de uma economia de mercado.

No dia 18 a assessoria ficou a cargo do frei Prof. Dr. Luiz Carlos Susin – PUCRS - que desenvolveu o tema "A busca de um projeto ético mundial, planetário". Aproveitando os avanços tecnológicos que nos colocam não mais pertencentes só ao sistema solar (o que já é grande coisa), mas ao universo que continua a se expandir temos que, a partir desta visão de universo, agir localmente com uma visão global dentro de uma ética capaz de salvar o planeta Terra, consumindo menos, sendo menos competitivo.
O resgate de uma ética apropriada para salvar o planeta deve recuperar e respeitar as identidades, as etnias, as religiões, as individualidades, com respeito à Natureza, como afirma Edgar Morin é preciso 'realizar a unidade planetária na diversidade'.

A próxima etapa acontece dias 21 e 22 de Novembro com os temas: 'Sociedade sustentável e fundamento ético de uma consciência planetária' com o prof. Dr. Aloísio RuscheinskyUnisinos e 'Bíblia: projeto de uma sociedade sem exclusão' com o Pr. Dr. Pedro Kramer – Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário