16 de out. de 2009

Últimas etapas do 6o. ano de Fé, Política e Trabalho na Diocese de Caxias do Sul

8ª etapa da Escola Fé, Política e Trabalho



No próximo final de semana, nos dias 17 e 18 de outubro de 2009, acontece a oitava etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho. Esta escola é uma iniciativa da Diocese de Caxias do Sul, através da Cáritas, com a parceria do Instituto Humanitas-Unisinos. O tema desta etapa será: Dignidade humana, bioética e biotecnologia A busca de um projeto ético mundial, planetário.



Assessoria:


1º.) Pe. José Roque Junges – Unisinos


- Doutorado em Teologia Moral pela Pontificia Università Gregoriana de Roma, Itália (1985).


- Atualmente é professor e pesquisador de bioética na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Editor associado da Revista Brasileira de Bioética (RBB),


- Vice-Presidente da Sociedade Riograndense de Bioética e Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral.


- Tem experiência na área de Teologia, Filosofia e ética, com ênfase em bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, ética ambiental saúde coletiva. Muitos livros publicados.



2º.) Prof. Dr. Luiz Carlos Susin – PUCRS.


- Doutorado em Teologia pela Pontificia Universitas Gregoriana (1983).


- Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,


- membro do Comitê de redação da Revista Internacional de Teologia Concilium,


- membro da Equipe de Reflexão Teológica da Conferência dos Religiosos do Brasil,


- Secretário Executivo do Fórum Mundial de Teologia e Libertação.


- Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Ética fundamental, Antropologia teológica, História da teologia latino-americana, Relações entre pensamento contemporâneo e teologia.



Os objetivos específicos desta etapa são:


- Biotecnologia: expressão de um novo poder. A dignidade humana diante dos avanços e conquistas da ciência e a necessidade de respeitar os critérios éticos de prioridade à vida: nem tudo o que é tecnicamente possível é eticamente aceitável.


- Buscar uma "uma mobilização geral das consciências e um esforço ético comum, para se atuar uma grande estratégia em favor da vida. Todos juntos devemos construir uma nova cultura de vida" (EV 95). (Evangelização e missão profética da igreja, CNBB, 2005).


- Proporcionar elementos de reflexão teóricos e práticos, a partir da necessidade de definição de um ethos para toda a humanidade.



Neste sexto ano de edição da escola, estamos com um grupo de mais de 100 participantes, provenientes de 23 municípios, inclusive fora da abrangência de nossa Diocese, como por exemplo, Canoas, Porto Alegre, Dois Irmãos, Vacaria, Torres, Canela, Montenegro, São Leopoldo, Harmonia e São José do Sul.


Esta escola é destinada às lideranças comunitárias, sociais, políticas e sindicais; agentes de pastoral, professores, funcionários públicos, vereadores, estudantes e lideranças de organizações populares.


São 10 etapas durante os meses de março a dezembro, sempre no terceiro final de cada mês, totalizando 170 horas/aulas, com certificado da UNISINOS.



Esta escola tem como objetivo:


Contribuir para a formação e articulação de lideranças nos vários âmbitos de atuação da realidade, gestando a criação de uma mentalidade nova, mais de acordo com o Ensino Social da Igreja, que permita um sentir e agir cristão comprometido e responsável pela construção de uma sociedade solidária.



Diretrizes da Escola:


1. Compromisso com a autenticidade da prática da fé;


2. Compromisso com os valores éticos e evangélicos tais como a vida, a solidariedade, a justiça, a fraternidade e a coerência;


3. Compromisso com a construção de uma sociedade democrática, culturalmente plural, economicamente justa, ecologicamente sustentável, socialmente solidária e eclesialmente de comunhão e participação;


4. Compromisso de favorecer um espaço e mentalidade que dê condições de se relacionar com o diferente, fazendo a experiência da convivência, do diálogo e da tolerância para um relacionamento aberto ao pluralismo.


5. Compromisso e ousadia de buscar saídas simples e coerentes para os problemas mais prementes do povo, principalmente os mais empobrecidos, apostando em caminhos novos.


6. Compromisso de que os participantes, a partir de uma metodologia participativa, possam conhecer e interpretar cada vez melhor a realidade local para um agir mais consciente.


7. Compromisso de proporcionar um acompanhamento sistemático e integral às pessoas que assumem conscientemente sua fé, atuando nas várias instâncias da realidade.



A programação completa e maiores informações podem ser encontradas no blog: http://www.caritascaxias.blogspot.com, no site da diocese: www.diocesedecaxias.org.br ou no endereço eletrônico: caritascaxias@yahoo.com.br ou no telefone 54-3211-5032.


"Estamos construindo o inédito viável"


(Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário